Criança com déficit cognitivo receberá acompanhamento especial em escola pública

Data:

Professor de apoio é um recurso para que o estudante aprenda em igualdade de condições

Uma criança diagnosticada com déficits de atenção e cognitivo passará a contar com professor de apoio em escola pública na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

motivo religioso
Créditos: Didecs | iStock

A sentença é assinada pelo desembargador Peter Barroso Simão. Com o apoio especial a criança terá recursos para absorver os ensinamentos em semelhantes condições aos demais alunos.

O direito à educação é assegurado pela Constituição Federal. De acordo com o artigo 206, o ensino deve ser promovido a todos em igualdade de condições.

Saiba mais:

Sem a presença do professor, afirma o magistrado, a criança corre risco de sofrer danos irreversíveis nos anos de formação educacional. A avaliação é compartilhada pela diretora do colégio.

“As crianças portadoras de necessidades especiais matriculadas na rede regular de ensino possuem a garantia do exercício do direito fundamental à educação, inclusive com as medidas de apoio necessárias”, diz na sentença.

Notícia produzida com informações da assessoria de imprensa do TJ-RJ. 

Veja o Story dessa Notícia: https://share.ztorie.com/amp/0a844/https://juristas.com.br/2019/06/07/crianca-deficit-cogn

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.