Juizado do torcedor afasta torcida 'Força Flu' de estádios por apedrejamento de ônibus do Botafogo

Data:

Grêmio e Internacional são responsáveis subsidiários por verbas de vendedor de bar nos estádios
Créditos: KP Photograph / Shutterstock.com

O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) emitiu uma decisão liminar afastando a torcida organizada do Fluminense, Força Flu, de todos os locais onde ocorram eventos esportivos, em todo o território nacional, por apedrejar o ônibus do Botafogo.

Além disso, a decisão proíbe que os associados e membros da torcida frequentem estádios de futebol e áreas circundantes em um raio de cinco mil metros, usando qualquer tipo de identificação da torcida. O comércio de materiais da torcida também está proibido, e qualquer violação dessas determinações resultará em uma multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Jogo de Futebol - Copa do Mundo
Créditos: PhonlamaiPhoto / iStock

A medida foi tomada em resposta a uma Ação Civil Pública (0105782-85.2023.8.19.0001) movida pelo Ministério Público do Rio, relacionada aos atos cometidos pela torcida em 29 de agosto passado, que incluiu o apedrejamento do ônibus que transportava jogadores e comissão técnica do Botafogo de Futebol e Regatas ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A decisão destaca a importância da segurança nos eventos esportivos, conforme previsto no artigo 2º, XVI, da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), e aponta que a lei responsabiliza as torcidas e seus membros, mesmo em locais ou datas diferentes dos eventos esportivos.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...