TSE faz balanço de ações desenvolvidas para combater desinformação e fake news

Data:

ministro edson fachinO presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, na abertura da sessão desta quinta-feira (30), fez um balanço das ações desenvolvidas para combater os efeitos nocivos da desinformação/fake news e apontou a celebração de 151 parcerias, além da criação de uma frente nacional contra a desinformação.

Segundo Fachin, os resultados obtidos nos últimos meses no enfrentamento à propagação de notícias falsas revelam os esforços conjuntos com diversas instituições e atores sociais comprometidos com a promoção da democracia.

“Como é de conhecimento, temos trabalhado, incessantemente, para cumprir a nossa missão constitucional de garantir a democracia, assegurando a todas as cidadãs e cidadãos o acesso a informações de qualidade”, lembrou o ministro.

No pronunciamento, Fachin destacou seis ações:

eleições
Créditos: Olivier Le Moal | iStock

– Celebração de 151 parcerias, entre instituições de checagem, plataformas digitais, partidos políticos, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia. Dessas parcerias, 79 foram estabelecidas nos últimos quatro meses.

– Criação da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (FRENTE), formada, atualmente, por 2.024 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral engajados na execução de ações contra a disseminação de desinformação.

– Lançamento do “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral” e do “Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral”, ambos disponíveis no Portal do TSE, na internet.

TSE
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Autor BrendaRochaBlossom _Depositphotos_477863100_S

– Lançamento do “Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições” para o recebimento e encaminhamento de conteúdos desinformativos sobre o processo eleitoral para as plataformas digitais.

– Publicação semanal do informativo “Pause!!” com informações e conteúdos relacionados à desinformação.

– Realização de capacitação oferecida pelas plataformas digitais para os 29 partidos políticos parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação; e também para os servidores da Justiça Eleitoral, totalizando 27 sessões de treinamento.

Fachin frisou que essas são algumas, entre tantas outras ações, que vêm sendo desenvolvidas para a promoção de um debate público saudável e para a construção de um ambiente informacional de qualidade.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Nunes Marques dá prazo para PGR se manifestar sobre revisão da condenação de Bolsonaro

Kassio Nunes Marques concedeu dez dias para que a PGR se manifeste sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro, que busca reverter a condenação de 27 anos e três meses de prisão. O caso deverá ser encaminhado ao plenário do STF após a manifestação da Procuradoria.

Desembargador do TJ-MG publica fotos com arma em rede social

O desembargador Roberto Apolinário de Castro, do TJ-MG, publicou fotos com uma arma de fogo e afirmou possuir autorização para porte. Em nota, declarou que as imagens foram feitas em sua residência e que o armamento está legalizado. O CNJ informou que não havia procedimento sobre o caso até a publicação da reportagem.

MP-SP pede condenação de Renato Cariani por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

O Ministério Público de São Paulo pediu a condenação de Renato Cariani e de outros dois investigados por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação aponta o desvio de cerca de 12 toneladas de produtos químicos e possível movimentação superior a R$ 6 milhões. O processo está na fase de alegações finais da defesa.

STF suspende julgamento sobre restrições à Buser após placar de 3 a 2

O STF suspendeu o julgamento sobre a lei mineira que restringe o transporte coletivo por fretamento utilizado por plataformas como a Buser. Antes do pedido de vista de Dias Toffoli, três ministros votaram pela manutenção das regras e dois pela inconstitucionalidade, em discussão que envolve competência legislativa, livre iniciativa e concorrência.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo