Diretora da Faculdade de Direito da UFRGS é eleita presidente mundial da International Association of Consumer Law- IACL

Data:

Biblioteca - Curso de Direito
Biblioteca de Faculdade de Direito – Créditos: juststock / iStock

A Professora Titular de Direito Internacional Privado da UFRGS e Professora Permanente do PPGD UFRGS e UNINOVE, Claudia Lima Marques, foi eleita, nessa quinta-feira (20), como a primeira Presidente latino-americana da IACL-International Association of Consumer Law, Bélgica. A eleição aconteceu durante o 18° Congresso da Associação, organizado no IFF, Max-Planck Institut e Buccerius Law School de 19 a 21 de julho, em Hamburgo, na Alemanha.

Fundada em 1991, a IACL é a mais importante associação científica de Direito do Consumidor, reunindo renomados pesquisadores e professores, de todos os continentes, interessados em política e direito do consumidor. A pesquisadora 1 A do CNPq e também Diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA-DAAD), Profa. Dra. Dr. h. c. Claudia Lima Marques, se junta a uma lista de grandes pesquisadores que presidiram a instituição como o Prof. Dr. Thierry Bourgoignie (Bélgica), o Prof. Dr. Iain Ramsay (Canadá), o Prof. Dr. Thomas Wilhelmsson (Finlândia).

Claudia Lima Marques é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1985), Doutora pela Universidade de Heidelberg, Alemanha (1996), Mestre pela Universidade de Tübingen, Alemanha (1987), Especialista em Integração Europeia pela Universidade de Saarlandes, Alemanha (1988), com estágio pós-doutoral em Heidelberg (2003). Com extensa publicação no Brasil, Alemanha, Inglaterra, França e Argentina, ela atua como professora convidada e palestrante em diversas Universidades no mundo, em especial na Argentina, Uruguai, França, Alemanha e China. Expert do Ministério da Justiça, do Ministério de Relações Exteriores, do Mercosul, do Banco Mundial e da Organização Mundial do Turismo da ONU (UNWTO), chegando a atuar pelo Brasil como negociadora na OEA-Organização dos Estados Americanos e na Conferência de Haia.

IACL-International Association of Consumer Law

A IACL é uma organização global que se dedica a promover a proteção dos consumidores e o avanço do direito do consumidor em todo o mundo. Ela reúne estudiosos do direito, profissionais e formuladores de políticas de diferentes países para trocar conhecimentos, pesquisas e melhores práticas no campo do direito do consumidor. É ONG convidada da ONU (UNCTAD, UNCITRAL, UNIDROIT e UNWTO), assim como da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado, tendo ajudado vários países a estabelecer suas políticas de proteção do consumidor.

Com informações da assessoria.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos por lá.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.

TJ aplica Protocolo de Gênero e condena ex-marido a indenizar mulher por ofensas em rede social

Em decisão inédita, a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aplicou o Protocolo de Gênero, conforme previsto na Resolução nº 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em julgamento realizado no dia 28 de novembro. O caso envolveu recurso interposto por uma mulher contra o ex-marido, abordando temas como dissolução de união estável, partilha de bens, guarda de menor, pensão alimentícia e indenização por danos morais.