DPPB participa de mutirão na 13ª Semana Nacional da Conciliação

Data:

Até esta sexta-feira (9)  acontece em todo o País mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada a impulsionar todos os tribunais do país para a solução dos litígios por meio de acordos e dos métodos consensuais como mediação, conciliação, arbitragem, entre outros. Na Paraíba, a Defensoria Pública do Estado participa ativamente do mutirão, em parceria com o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp).

A defensora pública Maria do Rosário Lima Silva explica que a Instituição estará á disposição durante toda a semana para atuar nos processos em que as partes reclamantes não têm advogados. Apenas no que diz respeitos as 17 Varas Cíveis do Fórum Cível da Capital, a expectativa é de que sejam realizadas cerca de 400 audiências de conciliação.

Rosário lembra, contudo, que independente do mutirão que acontece até sexta-feira (9), a Defensoria Pública estadual atende qualquer pessoa, o ano todo, prestando assistência jurídica gratuita aos cidadãos que não têm condição de pagar um advogados.

As audiências de conciliação também contam com a atuação de estudantes de Direito do Iesp, devidamente treinados para atuar como conciliadores em ações movidas na esfera cível.

De acordo com a coordenadora acadêmica do Iesp, Marlene Kahú, mais de 70 pessoas estão atuando na Semana Nacional da Conciliação nos mais diversos processos. A maioria são demandas judiciais envolvendo bancos, condomínios, planos de saúde, operadoras de telefonia e empresas aéreas.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.

Tribunal nega devolução em dobro após depósito realizado por engano

A 2ª Vara Cível de Araraquara julgou um caso envolvendo a devolução de R$ 37 mil que foram depositados por engano em uma empresa após um contrato de securitização de ativos empresariais. Após o acordo, a empresa não mais gerenciava os ativos, mas recebeu indevidamente o depósito de uma devedora. A empresa devolveu o dinheiro 14 dias após o depósito, mas apenas depois que a ação foi ajuizada, o que levou a autora a pedir a devolução em dobro, alegando retenção indevida do montante.