Farmácia de manipulação tem pedido negado para nomear fórmulas em rótulos de produtos

Data:

Farmácia de manipulação
Créditos: PR Image Factory / Shutterstock.com

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, proferida pelo juiz Maurício Habice, que negou um mandado de segurança impetrado por uma farmácia de manipulação contra a proibição de nomear as fórmulas de seus produtos manipulados nos rótulos.

A farmácia recorreu alegando violação de direito líquido e certo de atribuir nomes aos medicamentos para facilitar a identificação pelos clientes, buscando que os órgãos fiscalizadores se abstivessem de efetuar qualquer tipo de sanção. No entanto, o relator do recurso, desembargador Kleber Leyser de Aquino, reiterou que essa conduta vai contra uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula a atividade.

O desembargador destacou que a farmácia está submetida às normas da Anvisa por ser uma empresa cujo objeto social é a exploração do ramo de farmácia de manipulação e homeopatia, o que impede a exposição de produtos manipulados com objetivos de propaganda, publicidade ou promoção, bem como a atribuição de nomes de fórmulas ou de fantasia a eles.

Mandado de Segurança - pm-ms
Créditos: Zolnierek | iStock

Ele ressaltou que essa proibição visa impedir que farmácias de manipulação atuem parcialmente como indústrias farmacêuticas, as quais possuem regulamentação, fiscalização e ambiente próprios para proteger os consumidores. O relator afirmou que nomear as fórmulas ou atribuir nomes de fantasia aos produtos manipulados possibilitaria a criação e comercialização de um produto não regularizado por uma empresa não licenciada nem autorizada para essa atividade.

O julgamento teve participação dos desembargadores José Luiz Gavião de Almeida e Marrey Uint, e a decisão foi unânime.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...