Notícias

Hotel é responsável por furto de carro em estacionamento próprio

Créditos: Djedzura | iStock

Por ser responsável pela segurança do bem de seu consumidor, um hotel de São Paulo foi condenado pela 33ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP a indenizar uma família que teve o carro furtado em seu estacionamento.

Uma família que se hospedava no hotel teve seu carro furtado. O estabelecimento ofereceu outro carro para os hóspedes voltarem à cidade de origem, mas a família se recusou, uma vez que o carro era menor e mais desconfortável. Devido ao episódio, ficaram mais quatro dias na cidade e voltaram de avião para a cidade de origem.

Como a corretora de seguros ofereceu um valor menor do que o valor do carro, além da cobrança de franquia, os hóspedes não aceitaram e ingressaram na Justiça cobrando o valor do carro, o gasto com passagens aéreas e alimentação, além de indenização por danos morais.

Para o relator, a responsabilidade é do hotel, que não coibiu condutas ilícitas de terceiros diante de um sistema de segurança ineficiente. Acrescentou que tanto o hotel quanto o estacionamento não agiram como deveria, já que ofereceram um seguro com valor menor que o carro apresenta na tabela Fipe. Diante dos fatos, também acolheu o pedido de reembolso pela alimentação.

Créditos: Artisteer | iStock

Por fim, afirmou que “não podem os réus se eximir dessas despesas sob o singelo argumento de que a recusa dos autores ao carro reserva oferecido pela seguradora era injustificada. Onde a obrigação de aceitar carro reserva de qualidade diversa daquele que foi furtado? Como bem apontado pela sentença, o veículo dos autores comportava a quantidade de peso despachada por via aérea, de modo que não podem ser eles prejudicados pelos limites de bagagem impostos pelas companhias aéreas”.

O desembargador manteve a indenização por danos morais de R$ 8 mil para cada membro da família, valor fixado em primeiro grau. (Com informações do Consultor Jurídico.)

Processo: Apelação 1009526-78.2016.8.26.0077 - Decisão (disponível para download.)

DECISÃO

Ação de indenização prestação de serviços de hotelaria preliminares de ilegitimidade ativa, de falta de interesse de agir e de nulidade da sentença por cerceamento de defesa rejeitadas veículo dos autores furtado no interior do estacionamento oferecido pelo hotel em que os autores estavam hospedados responsabilidade solidária dos réus ausência de causa excludente indenização por danos materiais mantida, esclarecida a condenação pelo valor do veículo ao proprietário e demais danos aos outros três autores danos morais caracterizados e a favor dos três autores hospedados indenização razoável, dado o comportamento dos réus apelações não providas, com aumento dos honorários advocatícios.

(tjsp, Apelação nº 1009526-78.2016.8.26.0077 Comarca: Birigüi - Foro de Birigüi - 2ª Vara Cível Apelante/Apelado: Lorenatur Hotel Ltda Apelados: Alianz Seguros S.A, João Roberto Pulzatto, Silmara Rossi Framarin Pulzatto, Evandro Framarin Pulzatto e João Roberto Framarin Pulzatto Apelado/Apelante: Harry's Estacionamento Eireli - Epp. Data do Julgamento: 11 de Junho de 2018.)

Postagens recentes

Modelo de recurso contra multa por não respeitar a faixa de pedestres

Modelo para recurso contra multa por não respeitar a faixa de pedestres   Ilmo. Sr. Presidente da JARI (ou órgão… Veja Mais

23 horas atrás

Modelo de recurso contra multa por avançar o sinal vermelho

1. Falha no Funcionamento do Semáforo: Alego que, no momento da infração, o semáforo estava com falhas de funcionamento, alternando… Veja Mais

1 dia atrás

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito Ilmo. Sr. Presidente da JARI (ou órgão competente)… Veja Mais

1 dia atrás

Modelo de recurso contra multa por excesso de velocidade

Solicito a verificação da calibragem e da manutenção regular do radar que registrou a infração. Documentos em anexo indicam que… Veja Mais

2 dias atrás

Modelo de recurso para cancelamento de multa por dirigir alcoolizado

Teste do Bafômetro Inconclusivo ou Defeituoso: Solicito uma revisão dos resultados do teste de bafômetro, que indico serem inconclusivos ou… Veja Mais

2 dias atrás

Modelo de defesa prévia contra multa por não usar cinto de segurança

Modelo de defesa prévia contra multa por não usar cinto de segurança Ilmo. Sr. Presidente da JARI (ou órgão competente)… Veja Mais

2 dias atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Empresário foragido Thiago Brennand é acusado de intimidar promotora

0
Foragido da Justiça após agredir a modelo Alliny Helena Gomes em uma academia de luxo em São Paulo, o empresário Thiago Brennand também está sendo acusado de intimidar uma promotora que decidiu pelo arquivamento de um inquérito movido por ele contra homem e uma mulher por calúnia e de difamação, três meses antes da agressão a modelo. Em sua decisão, a promotora disse não vislumbrar os crimes alegados por Brennand, fato que o deixou contrariado. As informações são do "Fantástico".