Importunação sexual: Justiça de SP determina perícia para avaliar se ex-deputado tocou em seio de colega

Data:

empresa
Créditos: Antonio_Diaz | iStock

A Justiça paulista determinou ao Instituto de Criminalística que realize uma perícia nas gravações audiovisuais a fim de verificar se houve ato de importunação sexual e o ex-deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) tocou ou não no seio da colega Isa Penna , então deputada estadual pelo (PSOL), durante uma sessão no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. A informação é do UOL.

O episódio ocorreu em dezembro de 2020. Nas imagens da sessão, transmitida pela Casa, Cury se aproxima por trás de Isa Penna, coloca e mantém as mãos na lateral do corpo dela.

Penna procurou o Ministério Público, acusando Cury de assédio. Disse que ele a havia surpreendido "com uma apalpada na lateral do seu seio direito". Três meses depois, ele foi denunciado formalmente por importunação sexual, crime com pena de um a cinco anos de prisão.

"Sem que a deputada pudesse perceber ou oferecer qualquer tipo de resistência, o deputado se aproximou e, de forma acintosa, praticou atos de importunação sexual com o objetivo de satisfazer a sua lascívia", afirmou na denúncia o procurador geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubbo.

Cury, que não conseguiu se reeleger em 2022 ao concorrer pelo partido União Brasil, disse à Justiça não ter agido com má-fé. "Não houve intenção de assediá-la sexualmente, não houve intenção libidinosa", declarou. Ele disse no processo que "nunca houve apalpação de partes íntimas, nunca houve apalpação dos seios, nunca houve encoxada".

Em manifestação à Justiça, os advogados de Isa Penna, hoje suplente de deputada federal pelo PCdoB, afirmaram que a realização da perícia é "irrelevante e impertinente" e que o objetivo da defesa de Cury é apenas o de postergar o trâmite da ação penal.

"Houve uma série de atos que, aliados, representam a prática do delito descrito: a aproximação por trás, com a mão na altura do seio, o deslize pelas costas e o contato entre as cabeças, tudo sem o consentimento da deputada."

A perícia foi mantida pela juíza Danielle Galhano Pereira da Silva, que fez a solicitação na última segunda-feira (4), ao Instituto de Criminalística, da polícia científica de São Paulo. Não havendo prazo para a sua finalização.

Em nota divulgada à imprensa em julho, Isa disse que a cultura do estupro tem de acabar. "Levarei esse caso até o fim por todas as que já foram vítimas de qualquer importunação sexual e para mostrar aos agressores que nós vamos reagir de todas as formas que estiverem ao nosso alcance."

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Empresa condenada por uso indevido de marca registrada

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que uma empresa cessasse a venda de roupas que utilizavam indevidamente uma marca registrada por outra empresa do mesmo segmento.

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!