Itamaraty condena perdão a assassino de brasileira na Nicarágua

Data:

Itamaraty condena perdão a assassino de brasileira na Nicarágua
Créditos: dabldy | iStock

O ex-militar Pierson Gutiérrez Solís, que assassinou a brasileira Rayneia há 1 ano em Manágua, Nicarágua, foi solto. O Itamaraty disse que “condena e deplora, com a maior veemência” a anistia e libertação do condenado e que “a medida demonstra a deterioração das instituições na Nicarágua e comprova padrão de sistemática violação das garantias individuais e de direitos fundamentais naquele país, como têm denunciado o Brasil, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas”.

Ela foi ferida enquanto dirigia perto da casa do tesoureiro da FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), que pertence ao mesmo partido do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. O ex-militar era vigilante e afirmou que atirou contra o carro porque a jovem dirigia de forma errática. Para libertar o condenado, os juízes usaram a Lei de Anistia. A norma aprovada em junho deste ano se aplica a todos os envolvidos nos protestos contra o governo de Ortega.

(Com informações do Uol)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.