Direito Internacional

Anulada no Brasil delação da Odebrecht continua repercutindo em outros países

Se no Brasil o acordo de colaboração da empreiteira Odebrecht está com seu uso na justiça praticamente barrado, a delação da agora rebatizada de Novonor, continua repercutindo em outros países, provocando disputas judiciais e consequências inesperadas.

Lula questiona papel do Brasil como signatário do Tribunal Penal Internacional (TPI)

Após a reunião da cúpula do G20, realizada em Nova Délhi, capital da Índia, no último fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma entrevista ao canal de TV local Firstpost, afirmou que o presidente russo Vladimir Putin não seria preso se visitasse o Brasil, desafiando uma determinação do Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual o Brasil é signatário.

Nacionalidade portuguesa para descendentes de judeus sefarditas encerra em dezembro

O regime vigente que permite aos descendentes de judeus sefarditas portugueses solicitarem a nacionalidade terá seu término em dezembro deste ano. O Governo justifica que o propósito de "reparação histórica" que deu origem à lei foi alcançado.

Advogado brasileiro está preso nos EUA por uso de informação privilegiada em negociação de ações

O advogado brasileiro Romero Cabral da Costa Neto (33), encontra-se sob custódia das autoridades americanas, após ser preso pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), a polícia federal dos Estados Unidos, sob a suspeita de envolvimento em três casos de insider trading. As transações, que teriam resultado em lucros de mais de US$ 52 mil (R$ 254,6 mil), levantam questões sobre o uso de informações privilegiadas em negociação de ações e valores mobiliários. A prisão ocorreu em Washington, conforme comunicado divulgado pelo Escritório da Promotoria Americana, ligado ao Departamento de Justiça dos EUA, na quarta-feira (23).

Brasileiro é condenado a prisão perpétua nos EUA por assassinato de ex-namorada

O brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, 34 anos, foi sentenciado a prisão perpétua nos Estados Unidos pelo assassinato de sua ex-namorada, a também brasileira Deborah Brandão. O crime, ocorrido em abril de 2021, chocou a cidade de Phoenixville, no estado da Pensilvânia.

Popular

Inscreva-se