Juiz determina internação de advogado que ameaçou explodir fórum após ter pedido negado

Data:

A man in a black suit loosening his tie
Photo by Ben Rosett on Unsplash

O juiz Raphael de Oliveira Machado Dias, da 1ª Vara Judicial de Martinópolis/SP, determinou a internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, por prazo mínimo de dois anos, de um advogado acusado de ameaçar magistrados e delegados e de fazer falsas comunicações de crimes envolvendo supostos atentados a fóruns das comarcas de Martinópolis e Presidente Prudente.

O magistrado absolveu o réu impropriamente, ao reconhecê-lo inimputável por doença mental, conforme laudo pericial.

Ameaças e falsas denúncias

Segundo a sentença, o advogado reagiu de forma agressiva após decisões judiciais desfavoráveis em processos relacionados à venda de um imóvel. Inconformado, enviou áudios ofensivos e ameaçadores a uma juíza, afirmando que “iria matar todo mundo e explodir o fórum”, além de alterar sua foto de perfil no WhatsApp para uma caveira com a inscrição “Justiceiro”.

Nos dias seguintes, ele fez falsas denúncias de bomba à Polícia Militar, utilizando nomes falsos e mencionando planos de atentado contra a juíza e um desembargador. As comunicações mobilizaram equipes policiais, que realizaram varreduras nos fóruns de Martinópolis e Presidente Prudente, sem encontrar explosivos.

O juiz também reconheceu que o advogado ameaçou um desembargador e delegados, conforme mensagens de áudio enviadas a terceiros e posteriormente encaminhadas às autoridades.

Transtorno mental comprovado

O laudo psiquiátrico apontou que o advogado é portador de transtorno delirante persistente (CID-10 F22), caracterizado por delírios persecutórios relacionados ao Judiciário e distorções na percepção da realidade. O perito concluiu que, no momento dos fatos, o réu era totalmente incapaz de compreender a ilicitude de suas ações ou de se comportar de acordo com esse entendimento.

Diante disso, o juiz determinou a absolvição imprópria e a internação compulsória do advogado por, no mínimo, dois anos. O prazo poderá ser prorrogado, conforme avaliações médicas anuais sobre a cessação de sua periculosidade.

Medidas protetivas e restrições

Caso o tratamento venha a ser realizado em regime ambulatorial, o juiz impôs medidas cautelares que deverão ser rigorosamente cumpridas. O advogado está proibido de:

  • aproximar-se das vítimas e de seus familiares;
  • manter contato por qualquer meio de comunicação;
  • aproximar-se do imóvel que originou a disputa judicial.

O descumprimento dessas determinações implicará retorno imediato à internação.

A decisão também determinou o envio de ofícios à OAB de Presidente Prudente, ao TJ/SP, à Comissão de Segurança e Prerrogativas e às próprias vítimas, para ciência e acompanhamento das medidas impostas.

Processo nº 1505315-07.2024.8.26.0482

(Com informações do Portal Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo