JuĂ­zes e Procuradores da Lava-Jato receberam apelidos; Moro era Mazzaropi

Data:

Sergio Moro Mazzaropi
O Juiz Sérgio Moro era chamado de Mazzaropi pelos investigados da Lava-Jato. Créditos: Reprodução | Youtube

Empresários que já foram presos na Operação Lava-Jato e já deixaram a prisĂŁo informaram como chamavam os procuradores e juĂ­zes. O juiz federal SĂ©rgio Moro, responsável pela Lava-Jato na primeira instância, era “Mazzaropi”.

No início do inquérito quando foram divulgadas planilhas de empreiteiras que, segundo o Ministério Público Federal (MPF), mostravam pagamentos ilegais a diversos políticos, vieram também a público uma série de apelidos pelos quais figuras públicas da República eram chamadas pelos empresários.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) era o Mineirinho; o ex-ministro Antônio Palocci, Italiano; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva, Amigo; entre outros codinomes.

Contudo, não foram somente os investigados que receberam apelidos, os empreiteiros começam a dizer como chamavam os procuradores e juízes.

juĂ­zes e procuradores
Créditos: Brian A. Jackson | iStock

AlĂ©m de SĂ©rgio Moro, tambĂ©m receberam apelidos o procurador-geral, Rodrigo Janot que era o “Cavalo Branco”. O procurador Deltan Dallagnol era o “Bispo”, e o ex-procurador Marcelo Miller, “Maçaranduba”, uma alusĂŁo ao personagem do programa humorĂ­stico Casseta & Planeta. Os delegados da PolĂ­cia Federal Rosalvo Ferreira Franco – que chefiou o inĂ­cio da Lava-Jato no Paraná – era “Maguila” e Márcio Adriano Anselmo, o “Freddy Mercury”. (Com informações do Correio Braziliense.)

 

 

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Inscreva-se

Ăšltimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.