Justiça concede liminar para transporte de cão de apoio emocional em cabine de avião

Data:

Justiça concede liminar para transporte de cão de apoio emocional em cabine de avião | Juristas
Autor-Damedeeso dog in airport

O Juízo da 17.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus, sob a titularidade da magistrada Simone Laurent Arruda da Silva, emitiu uma decisão concedendo liminar para que duas empresas aéreas realizassem o transporte na cabine de um cão de apoio emocional junto ao passageiro requerente, em um voo de ida no trajeto Manaus–Guarulhos–Cochabamba (Bolívia).

A liminar foi concedida após o autor da ação relatar as dificuldades encontradas para embarcar na cabine com seu cão, um buldogue francês de focinho curto e com dificuldade respiratória, que não pode ser transportado no porão por questões de segurança à sua vida.

Justiça concede liminar para transporte de cão de apoio emocional em cabine de avião | Juristas
Autor-Damedeeso dog in airport

Na ação, a advogada que representa o autor argumenta que, embora a empresa aérea "aparentemente permita" o transporte do animal na cabine acompanhado do tutor, na prática, são colocadas dificuldades, como funcionários da companhia questionando os laudos médicos apresentados.

A Juíza considerou que o passageiro demonstrou possuir toda a documentação necessária para a autorização da viagem do animal, incluindo carteirinha de vacinação, laudo médico psicológico para apoio emocional e atestado de saúde emitido por veterinário.

Redução da pena pode ser negada com base em inquérito policial ou ação penal em curso
Créditos: Pakhnyushchy / Shutterstock.com

Na decisão, a magistrada afirmou: "Os elementos de convicção que aparelharam a petição inicial evidenciam suficiente probabilidade do direito alegado ao exercício de cognição sumária de urgência, de tal modo que, uma vez que não se trata de um simples animal, mas sim de um animal de apoio psicológico, necessário assim, que este se mantenha junto de seu tutor".

A advogada que representa o autor informou que a decisão liminar foi cumprida pelas companhias aéreas responsáveis pelos dois trechos da viagem. O cliente chegou à Bolívia na manhã desta quinta-feira (25/01) acompanhado da esposa e do seu animal de estimação de apoio emocional. Cabe recurso da decisão.

Com informações do Tribunal de Justiça do Amaznas (TJAM).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...