Justiça condena parlamentar por vídeo discriminatório contra professora de cultura afro-brasileira

Data:

A

relatora
Créditos: Vladimir Cetinski | iStock

19ª Vara Cível de Brasília condenou o deputado distrital Daniel de Castro Sousa por divulgar, em sua rede social pessoal, um vídeo com conteúdo discriminatório contra uma professora do Centro Educacional do Lago, no Distrito Federal. A publicação, feita em outubro de 2024, acusava a docente de realizar rituais religiosos de matriz africana em sala de aula.

A decisão foi proferida no âmbito de uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e reconheceu que o conteúdo veiculado violou direitos coletivos difusos, como a igualdade, a liberdade religiosa e o direito à educação plural.

Medidas determinadas pela Justiça:

  • Remoção do vídeo em até 48 horas, sob pena de multa diária;
  • Retratação pública a ser publicada na conta do parlamentar no Instagram, com o mesmo destaque e tempo de exibição do vídeo original;
  • Pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 mil, a ser revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Na sentença, o juiz destacou que não se aplica a imunidade parlamentar ao caso, já que a manifestação ocorreu fora do exercício da atividade legislativa, em ambiente virtual de natureza pessoal, com objetivo de gerar engajamento digital por meio de discurso que incentivava preconceito e desinformação.

Violação das diretrizes educacionais

Na ação, o MPDFT argumentou que o vídeo distorceu o conteúdo de atividades pedagógicas previstas em lei, mais especificamente nas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

A promotoria apontou que o conteúdo da publicação contribuiu para reforçar estigmas sociais e religiosos, promovendo interpretações equivocadas sobre o trabalho da professora e violando o direito de estudantes ao acesso a uma educação diversa e inclusiva.

A publicação chegou a ultrapassar 21 mil visualizações nas redes sociais do deputado.

(Com informações do TJDFT)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo