Justiça converte em preventiva a prisão de suspeitos de assassinato de fã de Taylor Swift em Copacabana

Data:

Justiça converte em preventiva a prisão de suspeitos de assassinato de fã de Taylor Swift em Copacabana | Juristas
Copacabana Beach in Rio de Janeiro, Brazil – January 10, 2022: View of Copacabana Beach in a summer day.
Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, Brasil – 10 de janeiro de 2022: Vista da Praia de Copacabana em um dia de verão. — Foto de brunomartins246

Durante audiência de custódia realizada nesta terça-feira (21/11), a Justiça do Rio de Janeiro determinou a conversão da prisão em flagrante de Jonathan Batista Barbosa e Anderson Henrique Brandão em prisão preventiva. A dupla é suspeita de matar a facadas o estudante Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, na madrugada do último domingo (19/11), enquanto ele estava no Rio com amigos para assistir ao show da cantora americana Taylor Swift.

O incidente ocorreu na madrugada de domingo (19) na Praia de Copacabana, na altura do Posto 3, onde Gabriel e seus amigos estavam conversando próximo ao mar. A dupla abordou o grupo pedindo cigarro, e, ao ter o pedido negado, dirigiram-se a outro grupo maior nas proximidades. No entanto, este segundo grupo, desconfiado, deixou o local imediatamente.

Prisão do Rio de Janeiro
Imagem meramente ilustrativa – Créditos: txking / iStock

Os suspeitos retornaram ao primeiro grupo, anunciaram um roubo e recolheram alguns pertences. Segundo relatos dos amigos de Gabriel, no momento da abordagem, ele estava deitado e dormindo. Ao se assustar com a situação, reagiu, sendo esfaqueado em seguida. Os suspeitos foram presos pouco depois do crime.

O juiz Rafael de Almeida Rezende, durante a audiência de custódia, considerou a segregação cautelar necessária para garantir a ordem pública, a conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal. A prisão preventiva visa assegurar que os suspeitos aguardem o julgamento sob custódia, considerando a gravidade do crime e a possibilidade de interferência na investigação.

hermeto pascoal - Show
Créditos: Yulia Buchatskaya | iStock

“A gravidade em concreto do delito demonstra a periculosidade dos custodiados e a necessidade de prisão para resguardar a ordem pública”, destacou Rezende, enfatizando ainda a extrema brutalidade da ação criminosa.

Taylor Swift

Desde que Taylor Swift desembarcou no Rio de Janeiro, um verdadeiro pesadelo se tornou realidade. Com morte de fãs, desmaios em função do calor e provável imprudência dos organizadores – com sensação térmica que beirou os 60°C, cerca de 1.000 fãs da cantora desmaiaram durante o primeiro show, além disso, foram notificados arrastões e atos de xenofobia.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.