Justiça decide leiloar templo da Igreja Mundial por causa de dívida

Data:

Pastor não tem vínculo reconhecido com Igreja Mundial do Poder de Deus
Créditos: Africa Studio / Shutterstock.com

A Justiça de São Paulo determinou o leilão de um templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, localizado em Santo Amaro, para saldar uma dívida de mais de R$ 400 mil. O imóvel, de 46,8 mil m², com capacidade para receber cerca de 20 mil pessoas, foi inaugurado em 2014 pelo apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da igreja.

A decisão de leiloar o imóvel foi do juiz Luiz Fernando Guerra em um processo movido pela empresa Guima-Conseco Construção, Serviços e Comércio. A empresa alega que seus serviços foram contratados em 2017 pela instituição religiosa, para realizar a limpeza do local, controlar pragas e limpar caixa d'água dos templos do Brás e de Santo Amaro. Porém, em 2019, não foi realizado o pagamento de três parcelas do contrato. Diante dos fatos, o juiz Luiz Fernando Guerra decidiu leiloar o imóvel para pagamento da dívida.

redetv
Créditos: Freedom007 | iStock

As partes chegaram a fazer um acordo para o pagamento, mas, novamente, a Igreja Mundial deixou de pagar o valor devido. Por isso, foi determinado o leilão do templo para que o valor seja usado para a quitação da dívida.

Em resposta, a Igreja tentou anular o leilão, argumentando que o imóvel vale mais do que o valor homologado pelo juiz. Segundo o laudo apresentado pela Mundial, o prédio custa R$ 260 milhões. Mas a apelação foi negada pelo Tribunal, alegando que a igreja perdeu o prazo para questionar a avaliação homologada.

fiel
Créditos: Andrey Popov | iStock

A Igreja Mundial está em crise financeira desde 2019, e é alvo de centenas de ações na Justiça comum e do Trabalho por não pagar dívidas e não cumprir acordos trabalhistas. A igreja afirmou que a pandemia de Covid-19 influenciou para o agravamento de sua situação econômica.

O leilão está previsto para acontecer no dia 10 de maio, mas a Mundial ainda pode recorrer.

Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no  Portal Juristas , siga nas redes sociais : Facebook ,  Twitter ,  Instagram  e  Linkedin . Participe de nossos grupos no  Telegram  e  WhatsApp. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a  Juristas Certificação Digital , entre em contato conosco por e-mail ou pelo  WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

4 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.