Justiça do RS sofre ataque hacker sem precedentes

Data:

Justiça do RS sofre ataque hacker sem precedentes | Juristas
Hacker using laptop. Lots of digits on the computer screen.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofreu um ataque hacker na madrugada de quarta-feira (28), que deixou o órgão sem acesso aos sistemas por mais de 24 horas. A invasão foi identificada na manhã do mesmo dia, quando os funcionários começaram a trabalhar. Sistemas de e-mails e o próprio site do tribunal ficaram sem operar ou com dificuldades de acesso.

“Já tivemos tentativas de ataques, mas nunca tivemos um nessa escala. É algo sem precedentes”, disse o desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, do Conselho de Comunicação do TJ, ao UOL.

A rede interna do tribunal acabou sendo infectada e os funcionários, a maioria em home office, foram desaconselhados a usar computadores conectados a ela. Pelo site da corte, em que normalmente é possível registrar movimentações processuais e ainda ter conhecimento de decisões, a inclusão de novas informações no sistema ficou parada.

De acordo com desembargador, trata-se de ataque ransomware, tipo de vírus de computador programado para bloquear o acesso a arquivos e criptografá-los, pedindo um resgate em dinheiro troca da liberação, uma espécie de sequestro de dados.

É difícil saber como o vírus pode ter entrado nos sistemas do TJRS, mas a situação não é incomum. No ano passado, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) sofreu uma invasão que teria afetado o julgamento de mais de 12 mil processos. Além disso, pelo menos três cortes estaduais dos Estados Unidos sofreram ataques hackers em 2020, segundo levantamento da Associação Data Privacy de Pesquisa.

Com informações do UOL.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.