O Internacional foi condenado pela justiça paulista a pagar 327 mil dólares (cerca de R$ 1,7 milhão) para os organizadores da Florida Cup. Em 2017, o clube que havia se comprometido a disputar o torneio, desistiu de participar da competição que ocorre anualmente nos Estados Unidos, conforme a coluna do Rogério Gentile no UOL, após ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro na época.
Os organizadores da Florida Cup alegaram que essa desistência em cima da hora causou prejuízos para o torneio, visto que tiveram que tomar uma série de medidas urgentes para garantir a sua realização do evento.
O Inter defendeu-se no processo afirmando que teve de desistir de participar do torneio em decorrência do acidente aéreo da Chapecoense, em novembro de 2016, que deixou 71 mortos. De acordo com o clube, a tragédia impactou no calendário de final de ano de todos as equipes brasileiras.
O Inter foi condenado em primeira e segunda instâncias. De acordo com a decisão, ficou evidente que, para o clube, com o rebaixamento, tornou-se mais importante a preparação para a disputa da série B do campeonato brasileiro do que a participação do evento amistoso na Flórida.
O desembargador James Siano, relator do processo no TJSP, afirmou que “não se sustenta a alegação do Internacional de que um evento de força maior impediu a sua participação”. Ele condenou o clube a pagar a multa contratual e uma indenização por danos materiais, um total de 327 mil dólares (cerca de R$ 1,7 milhão).
Com informações do UOL.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.