Notícias

Liquidação do Banco Neon causa problemas à fintech homônima

Banco Neon | Créditos: www.banconeon.com.br

Diante de problemas financeiros e graves violações legais, o Banco Central decretou a extinção das atividades do Neon, antigo Banco Pottencial. A instituição era parceira da fintech Neon Pagamentos, que surgiu em 2016, na tentativa de viabilizar a conta digital. São duas empresas diversas, com estruturas acionárias próprias, apesar da crença dos clientes de que eram uma coisa só, o Banco Neon. O alvo da liquidação é somente o Banco Pottencial.

Problemas para a fintech Neon Pagamentos

Para o presidente e fundador da Neon Pagamentos, Pedro Conrade, a confusão entre a fintech e o banco amplificou seus problemas. Será preciso contornar os prejuízos à reputação e mostrar ao mercado sua independência em relação à instituição financeira.

Isso passa por encontrar outro parceiro para realizar a custódia e a liquidação das contas, uma vez que sem uma instituição financeira, os clientes da fintech não podem realizar transferências ou pagar boletos.

Segundo Conrade, a maior parte do volume dos recursos movimentados pelos seus 600 mil clientes estavam em contas de pagamento, que são segregadas do banco.

Por isso, os clientes não precisam se preocupar. Uma parcela pequena ficou bloqueada com a liquidação, por estar estar depositada em certificados de depósito bancário do banco Neon.

A influência da liquidação no mercado de fintechs

Estudiosos e representantes do setor de fintechs acreditam que a liquidação do Banco Neon acelerará o processo de depuramento das mais de 500 fintechs de crédito existentes no Brasil.

Ainda que o problema envolva o Banco Neon, e não a Neon Pagamentos, o público tem dificuldades para dissociá-los no primeiro instante. Por isso, o caso afeta todo o setor. Destaca-se que a Neon é um dos destaques entre as fintechs brasileiras, já que sua conta digital e seu aplicativo atraíram os consumidores mais jovens.

Créditos: Number1411 / Shutterstock.com

A extinção do banco ocorreu um dia após o recebimento de aporte de capital de R$ 72 milhões pela Neon Pagamentos.

Os investidores e sócios manifestaram apoio à fintech, de acordo com Conrade. Outras fintechs estão na fase de captação, como a Geru (plataforma de crédito on-line ), Stone (credenciadora de cartões ) e Agibank (banco digital), e espera-se que o grau de exigências para fechar tais operações aumente.

Felizmente, o episódio não modifica os valores a serem investidos, já que são baseados em uma avaliação individual da fintech e de seu potencial de mercado, o que não mudou. (Com informações do portal Valor Econômico.)

Postagens recentes

Guia para Obtenção do Visto de Procura de Trabalho em Portugal

Em 2022, o governo português facilitou a entrada e permanência de estrangeiros no país para fins de trabalho. Através de… Veja Mais

13 horas atrás

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo,… Veja Mais

14 horas atrás

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para obter a cidadania portuguesa por meio do casamento, é essencial… Veja Mais

16 horas atrás

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar o tema da imigração para Portugal. Com as suas paisagens… Veja Mais

16 horas atrás

Holding Familiar: O que é e como funciona - Guia Completo

Holding Familiar: O que é e como funciona ​Na sociedade acelerada de hoje, é fácil sentir-se sobrecarregado pelo fluxo constante… Veja Mais

17 horas atrás

O acesso a sistemas de informações sigilosas e a Dignidade da Pessoa Humana

Com o advento da crescente informatização, sistemas integrados de informação são ferramentas públicas de grande valia, sobretudo no âmbito da… Veja Mais

3 dias atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Modelo de Contrato de Publicidade - Digital Influencer

0
2.1 O presente documento tem como objeto um contrato de prestação de serviços de divulgação e publicidade de digital influencer, onde ambas as partes firmam o presente acordo. 2.2 O “Digital Influencer” se compromete a divulgar e veicular em seu perfil de rede social/site/canal do youtuber os serviços e/ou produtos oferecidos pela parte CONTRATANTE, sendo os produtos elencados a seguir: