O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou suas escolhas para preencher duas vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), encerrando uma disputa marcada por lobbies e alianças políticas nos bastidores.
Os indicados são os desembargadores Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e Teodoro Santos, do TJ do Ceará. A seleção de Teodoro Santos, único nordestino na corrida, recebeu o apoio do governador Camilo Santana e do ministro Raul Araújo, alinhado com o conservadorismo.
Afrânio Vilela que tinha apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ganhou força com o respaldo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, após uma derrota em duelo com o apadrinhado de Dias Toffoli.
As escolhas de Lula têm impacto direto na composição dos tribunais superiores e em cenários políticos mais amplos, incluindo a sucessão da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com informações de O Globo.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!