Lula recebe informação de que Flávio Dino pode ter até 56 votos no Senado para o STF

Data:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou a interlocutores que Flávio Dino, indicado por ele para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), poderia alcançar até 56 votos favoráveis no Senado, instância responsável por aprovar a nomeação.

Lula recebe informação de que Flávio Dino pode ter até 56 votos no Senado para o STF | Juristas
Presidente Lula
Brasília-DF _ 23/11/2023
Foto: Valter Campanato/Agência

Embora análises mais realistas apontem para um placar entre 48 e 52 votos a favor do atual ministro da Justiça, o otimismo cresceu com a informação de que setores ligados ao bolsonarismo estariam considerando abrir diálogo com Dino, caso ele seja confirmado no Supremo.

Para concretizar esse diálogo, seria necessário um gesto inicial vindo dos próprios bolsonaristas, que poderiam dar votos a Dino no Senado, contribuindo para uma votação mais expressiva. Essa seria uma maneira estratégica de lançar pontes em direção ao indicado por Lula.

A abertura do diálogo é vista como essencial por setores bolsonaristas, considerando que o ex-presidente Jair Bolsonaro responde a inquéritos que tramitam na corte. Ministros do STF que mantêm bom relacionamento com Bolsonaro e seus auxiliares estariam auxiliando nos bastidores para facilitar esse acordo.

Lula recebe informação de que Flávio Dino pode ter até 56 votos no Senado para o STF | Juristas
Publicado em 27/09/2023 14:14
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A votação no Senado é secreta, o que dificulta a identificação dos votos de senadores bolsonaristas a favor de Dino. Isso permitiria que o parlamentar que apoiasse sua aprovação ficasse preservado, evitando retaliações públicas.

O governo e Flávio Dino, no entanto, teriam a capacidade de mapear os votos da oposição dados a ele. Com uma base de apoio sólida de 51 senadores, os votos adicionais para o ministro viriam, inevitavelmente, da oposição.

Caso esse apoio se concretize, não seria a primeira vez que a oposição colabora, nos bastidores, com a aprovação de um candidato da situação ao STF. Em 2021, o presidente Bolsonaro indicou André Mendonça para a Suprema Corte, e o PT acabou dando votos a ele, embora nunca tenha admitido publicamente o apoio. Atualmente, Mendonça mantém diálogo com amplos setores do partido.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.

Empregador deve indenizar família de vítima morta por funcionário em supermercado

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reconheceu a responsabilidade civil indireta do empregador em um caso de homicídio praticado por um funcionário durante o horário de trabalho e em razão de suas atribuições de segurança. Com isso, foi determinada a indenização e o pagamento de pensão ao filho menor da vítima, morto em 2019 após uma discussão com o funcionário, nas dependências de um supermercado no litoral norte de Santa Catarina.

Ex-gestora de entidade assistencial é condenada por desvio de mais de R$ 148 mil

Uma ex-gestora de uma entidade assistencial e seus familiares foram condenados pelo desvio de verbas públicas pela 1ª Vara Cível da comarca de Rio do Sul. Os réus foram responsabilizados pelo desvio de R$ 148.732,24, valor que deveria ter sido utilizado para o funcionamento da instituição.