Morador é condenado por manter ilegalmente aves silvestres em cativeiro

Data:

Criação amadora de pássaros tem por fim preservação das espécies
Créditos: vasekk / Shutterstock.com

Na Serra, um homem foi condenado por crime ambiental após confessar ter capturado seis canários-da-terra e um chuim da natureza e mantido as aves em cativeiro em sua casa. As aves foram encontradas em sete gaiolas e, em decorrência do crime, o réu recebeu pena de seis meses de detenção em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade. O Juizado Especial Criminal da comarca de Lages proferiu a sentença.

De acordo com a denúncia, a polícia militar fazia patrulhamento nas ruas do bairro onde o réu morava quando ele apresentou comportamento estranho e fugiu ao avistá-los. Os policiais seguiram o réu até sua casa, onde encontraram duas gaiolas do lado de fora contendo aves silvestres. A polícia ambiental foi chamada e descobriu outras cinco aves na residência, todas criadas sem a permissão, licença ou autorização adequada das autoridades competentes.

Em juízo, o réu admitiu ter capturado os pássaros no mato com um alçapão, mas sabia que não poderia mantê-los em cativeiro. Ele recebeu o direito de recorrer da decisão em liberdade.

stj
Créditos: bee32 | iStock
Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo