Lei europeia pode tornar menos segura a criptografia do WhatsApp e de outros apps

Data:

documento sigiloso
Créditos: Wachiwit | iStock

A Lei de Mercados Digitais (DMA), que regulamenta a atuação das empresas de tecnologia nos países que compõem a União Europeia, incluiu em seu texto a interoperação entre aplicativos de comunicação nos países que fazem parte do bloco. A decisão pode tornar menos segura a criptografia do WhatsApp e de outros aplicativos de mensagens.

A interoperação obriga grandes plataformas de mensagens a criem mecanismos para que seja possível trocar mensagens, ligações de voz ou de vídeos também com outros aplicativos menores. Na prática, um usuário do WhatsApp, por exemplo, poderá interagir com outra pessoa que tenha apenas o Signal, plataforma considerada menor no mercado europeu. Atualmente, o WhatsApp só permite conversa entre pessoas que usam o mesmo aplicativo.

Lei europeia pode tornar menos segura a criptografia do WhatsApp e de outros apps | Juristas
Crédito:rodrigobark / istock

A nova regra abrange empresas com valor de mercado acima de 75 bilhões de euros (R$ 396 bilhões) e com uma base de usuários de pelo menos 45 milhões de pessoas na Europa. Por esses critérios, afetaria WhatsApp, Telegram, Messenger e iMessage.

Conforme o Parlamento da União Europeia, a medida quebra a exclusividade de comunicação, dando mais liberdade de escolha aos usuários. A ideia é que eles não seriam mais obrigados a instalar vários aplicativos para interagir com diferentes pessoas.

Apesar da aprovação do item, a nova regra ainda poderá ser alterada, pois a DMA está em fase de elaboração pelos parlamentares europeus.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.