Parlamentares da União Europeia (UE) querem determinar aos fabricantes de celulares vendidos na região que ofereçam pelo menos três anos de atualizações de sistema operacional, além de cinco anos para atualizações de segurança.
O grupo que cuida do assunto detalha que esses updates devem chegar ao usuário em “no máximo dois meses após o lançamento público”. Se aprovada, a medida deve beneficiar não só os 27 países membros do bloco econômico, mas vários outros mercados, inclusive o brasileiro.
Uma legislação dessa natureza mudaria a forma com a qual as marcas de dispositivos Android lidam com os modelos mais antigos. Samsung e Google, por exemplo, são as únicas companhias do setor que prometem cinco anos de pacotes de segurança para os smartphones. Ainda assim, no caso da Samsung, modelos mais baratos não são contemplados com o benefício.
A justificativa dada pelos reguladores é de que a política ajudaria a mitigar os impactos ambientais, reduzindo a produção de lixo eletrônico.
Conforme a minuta que dispõe sobre os “requisitos de ecodesign para telefones celulares, telefones sem fio e tablets”, esse tipo de dispositivo é “frequentemente substituído” de forma “prematura” pelos usuários. Com a garantia de mais atualizações, a expectativa é de que a longevidade dos dispositivos móveis aumente, encorajando os proprietários a comprarem outro só quando necessário.
Com informações de Techtudo.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.