OAB-AM inova e é a primeira no Brasil a realizar uma reunião em Metaverso

Data:

OAB-AM inova e é a primeira no Brasil a realizar uma reunião em Metaverso | JuristasA primeira reunião da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação nesse triênio (2022-2024), da nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), aconteceu na última terça-feira (3), em Manaus, no ambiente Metaverso, na órbita SebraeLab Manaus. Um marco em tecnologia e inovação na história da Advocacia 4.0 no Brasil

Segundo o presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM, Aldo Evangelista, essa foi a primeira vez, no Brasil que uma reunião de uma Comissão da OAB aconteceu neste formato. “Estamos na vanguarda porque conseguimos realizar o meetup em Metaverso e é claro que gostamos muito de aprender a utilizar a ferramenta, além disso, o encontro teve como intuito, a integração dos presentes na reunião, o diálogo sobre futuros eventos da Comissão para esse ano e, também, sobre a tecnologia Metaverso e suas possíveis consequências sociais, jurídicas, econômicas, culturais e psicológicas. Com isso, a reunião foi lúdica e bem descontraída”, avaliou.

O encontro aconteceu no ambiente experimental do Sebraelab no Metaverso e, segundo Denys Cruz, que é o curador do espaço, “a intenção foi muito mais do que apenas realizar um encontro para falar sobre direito digital e conteúdos sobre empreendedorismo”.

OAB-AM inova e é a primeira no Brasil a realizar uma reunião em Metaverso | Juristas“O objetivo do encontro foi de estar mais próximo dos participantes, oferecendo uma experiência nova de interação com um contato mais participativo e divertido. Atualmente, as atividades pela internet são limitadas apenas pelo uso do chat, e, na nova imersão no espaço que chamamos de Órbita Sebraelab queremos ampliar essas fronteiras”, esclareceu Cruz.

Denys reforçou ainda que no Metaverso foi possível ver o espaço perfeito para promover essas interações coletivas sem perder o objetivo que é falar de inovação, startups e de como o direito se ambienta nessa transformação digital.

Para a jornalista Sidia Ambrosio que é membro colaboradora da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM, a experiência com o espaço Metaveso é algo visionário.

“A experiência com o meetup no ambiente Metaverso demonstra que a OAB-AM tem o olhar visionário para as tecnologias disruptivas e segue a tendência desse segmento para onde os grandes mercados devem migrar. Vale lembrar que as gigantes da tecnologia como, por exemplo, é o caso do Facebook, já deu pistas que irá investir nesse novo universo”, opinou a jornalista que é entusiasta da Quarta Revolução.

A advogada e doutoranda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Luciana Souza, que também é membro da Comissão, disse que a experiência foi muito boa. Segundo ela, experiências baseadas em Metaverso já acontecem como aquisições de imóveis, exemplo de uma atividade que não aconteceria no mundo real porque o loteamento adquirido é virtual, além de celebração de contratos, entre outros.

“As empresas, as grandes marcas já estão presentes no Metaverso. Há relações entre pessoas (através de seus avatares), há transações comerciais (compra e venda de produtos), há realização de eventos e festas virtuais, etc. As possibilidades são inúmeras e, nesse sentido, também há a necessidade de advogados para assessorar os usuários em transações e negociações, por exemplo”, relatou Luciana Souza.

Metaverso

O Metaverso é um universo virtual onde as pessoas podem interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo está sendo criado a partir de diversas tecnologias, como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e redes sociais. A ideia é que o Metaverso seja uma espécie de ambiente virtual paralelo, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e com muita interação.

“Nossa intenção foi trazer um pouco dessa experiência para os advogados e interessados no tema aqui do Amazonas”, explicou o curador do Sebraelab, Denys Cruz.

Para saber mais sobre o metaverso do Sebraelab, basta clicar no link.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.