Passaporte de devedor não pode ser suspenso

Data:

Passaporte de devedor
Créditos: Rodrigo Bellizzi | iStock

A 4ª Turma do STJ entendeu que suspender passaporte de devedor para pressioná-lo a regularizar dívidas é uma medida é desproporcional que afeta o direito de ir e vir.

A 3ª Vara Cível da Comarca de Sumaré (SP) determinou a suspensão da carteira de motorista e do passaporte de um réu endividado em R$ 16.859,10. No recurso, o STJ não acatou o pedido que contestou a suspensão da carteira de habilitação por entender que a medida não interfere no direito de circulação do réu. No que diz respeito a motoristas profissionais, o relator ressaltou que a Justiça deverá avaliar individualmente.

Mas a corte acatou a contestação sobre a suspensão de passaporte, pois entendeu que a retenção do documento não pode ser forma de coerção para pagamento de dívida.

A decisão servirá de precedente para casos semelhantes. (Com informações da Agência Brasil EBC.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.