Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão

Data:

Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão | Juristas
Autor: photographee.eu / Depositphotos

Alexandre Nardoni, atualmente cumprindo pena em regime semiaberto, teve sua penalidade reduzida em 96 dias pela Justiça paulista. Ele foi condenado pelo homicídio de sua filha, Isabella Nardoni, em um crime que chocou o Brasil.

A tragédia ocorreu em 29 de março de 2008, quando Isabella, de 5 anos, foi jogada pela janela do sexto andar do edifício onde a família residia, na zona norte de São Paulo. Nardoni foi condenado a uma pena de 30 anos, 2 meses e 20 dias de prisão.

A redução da pena de Nardoni foi baseada em dois fatores, conforme a decisão proferida pela juíza Marcia de Castro. Primeiramente, o detento trabalhou durante 277 dias, no período entre maio de 2022 e julho de 2023, o que lhe rendeu a redução. Além disso, Nardoni obteve mais uma redução por ler o livro "Carta ao Pai", escrito por Franz Kafka, em maio deste ano.

Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão | Juristas
Créditos: Anelina/Shutterstock.com

O livro "Carta ao Pai" é uma publicação póstuma de uma longa carta que Kafka escreveu para seu pai, Hermann Kafka, mas que nunca foi enviada. Na carta, o autor expressa sua mágoa em relação ao pai autoritário, a quem se refere como "tirano" e "Deus".

Ao resenhar a obra (obrigação imposta a quem requer o direito à remição pela leitura), Nardoni disse que o "livro retrata o medo" que Kafka tinha do pai. "Essa história é o que acontece com diversas famílias nos tempos de hoje", afirmou.

Rejeitado recurso que alegava suspeição de todo um tribunal federal
Créditos: Piotr Adamowicz / Shutterstock.com

A remição — diminuição do tempo de duração da pena — é um direito assegurado pela legislação brasileira aos condenados e pode ocorrer mediante trabalho, estudo ou pela leitura. A cada três dias trabalhados ou 12 horas de frequência escolar, a pena pode ser reduzida em um dia. Cada obra lida permite a redução de quatro dias da pena (com o limite de 12 livros por ano).

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Idoso com deficiência tem direito a desconto na passagem de acompanhante

Uma decisão judicial da 3ª Vara Cível da comarca de Lages destaca a violação de direitos e condena uma companhia aérea e um site de viagens a pagar indenização por danos materiais e morais.

TJSP mantém condenação de tutor de pitbull que atacou prestador de serviços

A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu manter a sentença da 5ª Vara Cível de Ribeirão Preto, proferida pela juíza Roberta Luchiari Villela, que condenou o tutor de um pitbull que atacou um prestador de serviços a indenizar a vítima. A reparação por danos materiais foi mantida em R$ 7 mil, e o ressarcimento por danos morais foi elevado para R$ 6 mil.

Contrato preliminar não pode ter eficácia maior que o definitivo, define terceira turma do STJ

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não é admissível conferir maior eficácia jurídica ao contrato preliminar do que ao definitivo, especialmente quando as partes, neste último, estabelecem obrigações opostas às assumidas anteriormente e contradizem os termos da proposta original.

Repetitivo discute honorários advocatícios em cumprimento de sentença decorrente de mandado de segurança individual

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), utilizando o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.232), está prestes a definir se é viável a fixação de honorários advocatícios na fase de cumprimento de sentença resultante de decisão proferida em mandado de segurança individual, com reflexos patrimoniais.