Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão

Data:

Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão | Juristas
Autor: photographee.eu / Depositphotos

Alexandre Nardoni, atualmente cumprindo pena em regime semiaberto, teve sua penalidade reduzida em 96 dias pela Justiça paulista. Ele foi condenado pelo homicídio de sua filha, Isabella Nardoni, em um crime que chocou o Brasil.

A tragédia ocorreu em 29 de março de 2008, quando Isabella, de 5 anos, foi jogada pela janela do sexto andar do edifício onde a família residia, na zona norte de São Paulo. Nardoni foi condenado a uma pena de 30 anos, 2 meses e 20 dias de prisão.

A redução da pena de Nardoni foi baseada em dois fatores, conforme a decisão proferida pela juíza Marcia de Castro. Primeiramente, o detento trabalhou durante 277 dias, no período entre maio de 2022 e julho de 2023, o que lhe rendeu a redução. Além disso, Nardoni obteve mais uma redução por ler o livro “Carta ao Pai”, escrito por Franz Kafka, em maio deste ano.

Pena de Alexandre Nardoni reduzida em 96 dias por leitura de livro e trabalho na prisão | Juristas
Créditos: Anelina/Shutterstock.com

O livro “Carta ao Pai” é uma publicação póstuma de uma longa carta que Kafka escreveu para seu pai, Hermann Kafka, mas que nunca foi enviada. Na carta, o autor expressa sua mágoa em relação ao pai autoritário, a quem se refere como “tirano” e “Deus”.

Ao resenhar a obra (obrigação imposta a quem requer o direito à remição pela leitura), Nardoni disse que o “livro retrata o medo” que Kafka tinha do pai. “Essa história é o que acontece com diversas famílias nos tempos de hoje”, afirmou.

Rejeitado recurso que alegava suspeição de todo um tribunal federal
Créditos: Piotr Adamowicz / Shutterstock.com

A remição — diminuição do tempo de duração da pena — é um direito assegurado pela legislação brasileira aos condenados e pode ocorrer mediante trabalho, estudo ou pela leitura. A cada três dias trabalhados ou 12 horas de frequência escolar, a pena pode ser reduzida em um dia. Cada obra lida permite a redução de quatro dias da pena (com o limite de 12 livros por ano).

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

TSE deve definir limites para uso de deepfakes nas eleições e critérios para punições

O TSE analisa critérios para definir o que caracteriza deepfake eleitoral e quais punições poderão ser aplicadas pelo uso irregular de conteúdos produzidos por inteligência artificial. O debate envolve especialmente vídeos e áudios com elevado grau de realismo e potencial para confundir o eleitor, além da diferenciação entre deepfakes e manifestações claramente fictícias, como memes, caricaturas e conteúdos satíricos.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo