Portal Juristas disponibiliza banco de modelos de petições e documentos para advogados

Data:

Contrato de parceria entre advogados
Créditos: VitalikRadko / Depositphotos

O Portal Juristas disponibiliza um banco de modelos de petições e documentos gratuitos, abrangendo diversas áreas do direito, como cível, penal, tributário, empresarial, trabalhista, administrativa, entre outras. Essa iniciativa visa facilitar a rotina de advogados, proporcionando petições prontas que podem diversificar e expandir a clientela.

Os modelos de petições prontas oferecem um suporte significativo para os operadores de direito. Tanto advogados recém-formados quanto aqueles com mais experiência enfrentam o desafio comum de dedicar longas horas à elaboração de petições.

advogados - serviços advocatícios
Créditos: Satura_ / Envato Elements

O Supremo Tribunal Federal (STF) já se pronunciou sobre o uso de bancos de petições, destacando que isso não viola o direito autoral. Segundo o STF: por seu caráter utilitário, a petição inicial somente estará protegida pela legislação se constituir criação literária, fato negado pelas instâncias ordinárias. Súmula 7/STJ. Recurso não conhecido” (REsp 351.358/DF, 4ª T., Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, j. em 04.06.2002).

Sendo assim, o Portal Juristas ao disponibilizar um banco de modelos de petições e documentos, contribui para a agilidade e eficiência no exercício da advocacia por possibilitar que os profissionais do direito possam direcionar seu tempo para atividades que demandam mais esforço, como o estudo dos casos.

A página é atualizada semanalmente, confira alguns dos modelos incluídos nesta semana:


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.

Empregador deve indenizar família de vítima morta por funcionário em supermercado

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reconheceu a responsabilidade civil indireta do empregador em um caso de homicídio praticado por um funcionário durante o horário de trabalho e em razão de suas atribuições de segurança. Com isso, foi determinada a indenização e o pagamento de pensão ao filho menor da vítima, morto em 2019 após uma discussão com o funcionário, nas dependências de um supermercado no litoral norte de Santa Catarina.

Ex-gestora de entidade assistencial é condenada por desvio de mais de R$ 148 mil

Uma ex-gestora de uma entidade assistencial e seus familiares foram condenados pelo desvio de verbas públicas pela 1ª Vara Cível da comarca de Rio do Sul. Os réus foram responsabilizados pelo desvio de R$ 148.732,24, valor que deveria ter sido utilizado para o funcionamento da instituição.