Portal Juristas disponibiliza banco de modelos de petições e documentos para advogados

Data:

Contrato de parceria entre advogados
Créditos: VitalikRadko / Depositphotos

O Portal Juristas disponibiliza um banco de modelos de petições e documentos gratuitos, abrangendo diversas áreas do direito, como cível, penal, tributário, empresarial, trabalhista, administrativa, entre outras. Essa iniciativa visa facilitar a rotina de advogados, proporcionando petições prontas que podem diversificar e expandir a clientela.

Os modelos de petições prontas oferecem um suporte significativo para os operadores de direito. Tanto advogados recém-formados quanto aqueles com mais experiência enfrentam o desafio comum de dedicar longas horas à elaboração de petições.

advogados - serviços advocatícios
Créditos: Satura_ / Envato Elements

O Supremo Tribunal Federal (STF) já se pronunciou sobre o uso de bancos de petições, destacando que isso não viola o direito autoral. Segundo o STF: por seu caráter utilitário, a petição inicial somente estará protegida pela legislação se constituir criação literária, fato negado pelas instâncias ordinárias. Súmula 7/STJ. Recurso não conhecido” (REsp 351.358/DF, 4ª T., Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, j. em 04.06.2002).

Sendo assim, o Portal Juristas ao disponibilizar um banco de modelos de petições e documentos, contribui para a agilidade e eficiência no exercício da advocacia por possibilitar que os profissionais do direito possam direcionar seu tempo para atividades que demandam mais esforço, como o estudo dos casos.

A página é atualizada semanalmente, confira alguns dos modelos incluídos nesta semana:


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE...

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa ao Teste do Bafômetro

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa...