Presidente do STF e do CNJ defende união de esforços no combate ao crime organizado

Data:

Presidente do STF e do CNJ defende união de esforços no combate ao crime organizado | JuristasO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, destacou na sexta-feira (27) a importância de as instituições brasileiras se unirem e dedicarem "energia máxima" para combater o crime organizado e a violência. Barroso enfatizou a necessidade de adotar medidas que impeçam que o crime organizado infiltre-se nas instituições públicas e permitam ao Estado retomar áreas que “estão perdidas para o crime organizado”.

arma de uso restrito
Créditos: Artfully79 | iStock

Como presidente do STF e do CNJ, o ministro afirmou que considera o combate ao crime organizado e à violência uma das principais prioridades. Ele destacou uma atenção especial para o Rio de Janeiro, que foi alvo de ataques durante a semana por parte de criminosos e milicianos (agentes ou ex-agentes de segurança que por sua atuação não deixam de ser criminosos). Os ataques envolveram incêndios em ônibus e diversas ações coordenadas na capital do estado.

“Estamos precisando fazer diagnósticos corretos em busca de soluções corretas que são urgentes, algumas imediatas, algumas de médio prazo e outras de longo prazo”, afirmou. “Claro que estamos falando da necessidade de educação e de serviços públicos melhores. Mas, numa sociedade civilizada, a repressão também é um componente importante, e precisamos acertar nessa matéria. Do contrário, o crime organizado vai começar a contaminar todas as instituições”.

Viatura Policial
Créditos: Chalabala / iStock

O ministro Barroso enfatizou que o Brasil e a América Latina enfrentam um cenário extremamente grave de violência, com índices que superam os de países em guerra. Ele destacou que o enfrentamento da violência é, em grande parte, uma responsabilidade do Poder Executivo, mas salientou a importância de todos os setores acertarem nos diagnósticos e trabalharem juntos em busca de soluções mais eficazes para combater esse problema em todo o país.

“Temos que colocar esse problema no radar: violência, criminalidade organizada, como impedir a sua infiltração nas instituições e como o Estado reocupar espaços que estão perdidos para o crime organizado. E isso ocorre no Rio de Janeiro e na Amazônia. Portanto, é um fenômeno nacional, continental”, disse o ministro.

A fala de Barroso foi dada a TV Justiça e outros veículos de imprensa, durante sua participação na sexta-feira (27), do evento “A leitura nos espaços de privação de liberdade – Encontro nacional de gestores de leitura em ambientes prisionais”, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (RJ).

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.