O Procon notificou as companhias aéreas, Latam, Voepass, Gol e Azul em função dos atrasos nos voos do último domingo (9). De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 233 voos foram afetados no domingo: 116 que deveriam sair de Congonhas e 117 que deveriam pousar no aeroporto.
Segundo o órgão, as empresas devem informar quais foram as providências adotadas para atender aos direitos do consumidor. O prazo para as companhias responderem ao Procon vai até meia-noite de hoje.
O Procon disse ao UOL que os passageiros têm direitos quando ocorrem incidentes desse tipo: em atrasos de até uma hora, o consumidor tem direito à utilização de canais de comunicação, como internet e telefone; em até duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; se for superior a quatro horas, o passageiro tem direito a serviço de hospedagem, em caso de pernoite, traslado, opções de reacomodação de voo ou o reembolso total da passagem.
Se o cliente estiver na mesma cidade em que mora, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a residência dela. Quem não tiver os direitos atendidos pode registrar reclamação junto ao órgão.
O transtorno foi causado por um acidente envolvendo um jatinho, que pertence a uma empresa mineira de cimento. Conforme a Infraero o acidente ocorreu no pneu do trem de pouso traseiro após a aeronave pousar, e fez com que ela saísse da pista, parando na taxiway. Taxiway é uma faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode trafegar para um hangar, terminal ou pista. O incidente fechou a pista do aeroporto das 13h32 até 22h18, quando a operação foi retomada.
Com informações do UOL.
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