Rede Record deve indenizar motorista da Uber confundido com aliado do PCC

Créditos: Jacek27 | iStock

A Rede Record foi condenada a pagar uma indenização de R$ 50 mil a um motorista que trabalha para a Uber. A decisão judicial se baseia em uma reportagem equivocada exibida no programa "Cidade Alerta", que foi ao ar em julho e tratava da prisão de suspeitos ligados à organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

No entanto, o programa exibiu erroneamente a imagem do motorista e o chamou de "aliado de Marcola", fazendo referência a Marcos Willians Camacho, líder da facção criminosa. O motorista, na realidade, havia sido detido no mesmo dia da reportagem devido à falta de pagamento de pensão alimentícia. Ele foi conduzido para a mesma delegacia em que ocorria a operação policial contra o PCC.

Créditos: Chainarong Prasertthai | iStock

O profissional de transporte por aplicativo alegou perante a Justiça que a emissora não realizou qualquer verificação antes de exibir sua imagem, colocando sua integridade física e moral em risco. Ele afirmou que se sentiu profundamente humilhado e ofendido pela exposição incorreta.

Ele afirmou que até hoje tem de dar explicações sobre um fato que jamais existiu, "sendo olhado com desconfiança pelas pessoas que o reconheceram".

Créditos: maxxyustas / Envato Elements

A defesa da Record alegou que a imagem em questão foi captada "ao vivo e sem sensacionalismo" no momento em que diversos detentos chegavam à delegacia. Além disso, a emissora argumentou que o motorista do carro em que a cena foi registrada teria passado por um "mero aborrecimento" devido à situação, não apresentando provas de sofrimento psicológico ou dano moral.

"A verdade é que a emissora não imputou ao autor a prática de nenhum crime, nem divulgou seu nome", afirmou à Justiça a advogada Ana Paula Poli, que representa a Record.

O juiz Rodrigo Marinho não aceitou a argumentação. Segundo ele: "A ré [Record] noticiou fato inverídico em rede nacional de televisão e em mídia social, atribuindo ao autor [do processo], ainda que de forma indireta, participação em facção criminosa, além de associar a ele algum nível de protagonismo, depreendido pela expressão 'aliados de Marcola'", afirmou na sentença.

Créditos: Sebastian Duda / Shutterstock.com

"Ainda que não tenha existido dolo ou má-fé, não há como se afastar o reconhecimento de que agiu com negligência e imprudência ao não se certificar com as autoridades sobre quais eram os verdadeiros 'aliados'".

Além da indenização, a Record foi condenada a excluir a reportagem de suas mídias sociais.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Postagens recentes

Modelo de Ação de Ressarcimento Contra Plano de Saúde que Não Pagou o Parto de Emergência

[Modelo de Ação de Ressarcimento Contra Plano de Saúde que Não Pagou o Parto de Emergência]   EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR… Veja Mais

23 horas atrás

Modelo de ação de ressarcimento contra plano de saúde que não pagou o parto

[Modelo de Ação de Ressarcimento Contra Plano de Saúde que Não Pagou o Parto]   EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE… Veja Mais

24 horas atrás

Modelo de Recurso contra multa por desacato à autoridade de trânsito

1. Mal-entendido na Comunicação: Alego que houve um mal-entendido durante a interação com o agente de trânsito, onde palavras ou… Veja Mais

1 dia atrás

Modelo de defesa prévia para contestação de multa por farol desligado

1. Funcionamento Temporário dos Faróis: Alego que no momento da autuação, os faróis do veículo estavam temporariamente desligados devido a… Veja Mais

1 dia atrás

Modelo de Recurso para contestação de penalidade por infração ambiental

1. Inexistência de Dano Ambiental: Argumento que não houve efetivo dano ambiental conforme alegado no auto de infração. Solicito uma… Veja Mais

1 dia atrás

Modelo de Recurso para revisão de multa por não usar luzes de rodagem diurna

1. Funcionamento Adequado das Luzes de Rodagem Diurna: Argumento que, no momento da autuação, as luzes de rodagem diurna do… Veja Mais

1 dia atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Conheça o Canal Juristas no YouTube

0
O Portal Juristas tem um canal no YouTube, nele você pode ter acesso a conteúdos voltados para alunos, professores, pesquisadores e interessados no campo jurídico. Sempre abordando temas de alta relevância, o canal conta com vídeos que trazem dicas e informações variadas, palestras e debates.