Registro de candidatura é indeferido pelo TRE-AL após condenação por agressão contra mulher

Data:

Registro de candidatura é indeferido pelo TRE-AL após condenação por agressão contra mulher | Juristas
Créditos: Zolnierek / Shutterstock.com

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) indeferiu, por maioria de votos, o registro de candidatura de João Francisco de Assis Neto, conhecido como Dr. João Neto, que pretendia concorrer ao cargo de deputado federal pelo partido Solidariedade nas Eleições 2026. O julgamento terminou com placar de 4 votos a 3.

A decisão considerou a existência de condenação criminal, confirmada em segunda instância, pela prática do crime de lesão corporal contra uma mulher. Para a maioria do colegiado, a condenação judicial constitui fundamento suficiente para impedir, neste momento, o registro da candidatura, diante das hipóteses de inelegibilidade previstas na legislação eleitoral.

Segundo o acórdão, a Justiça Comum de segundo grau reconheceu a ocorrência de agressão física voluntária praticada com dolo eventual no interior da residência compartilhada pelo candidato e pela vítima. Conforme o entendimento prevalecente no julgamento, a conduta envolveu a assunção concreta do risco de produzir violência, que resultou na queda e nas lesões sofridas pela mulher.

O TRE-AL considerou, portanto, os efeitos jurídicos da condenação criminal no âmbito do processo de registro de candidatura, examinando a incidência das normas que disciplinam as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade.

A decisão ainda poderá ser objeto de recurso à Justiça Eleitoral, cabendo às instâncias superiores analisar eventual impugnação apresentada pela defesa do candidato.

(Com informações do UOL)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Garçom demitido após pedir tratamento respeitoso recebe indenização trabalhista

Tribunal trabalhista da Escócia reconheceu como injusta a demissão de um garçom que havia pedido ao gerente que o tratasse com educação durante uma discussão no ambiente de trabalho. O restaurante alegou que o funcionário havia se demitido voluntariamente, mas a Justiça rejeitou a versão e determinou o pagamento de indenização equivalente a aproximadamente R$ 50 mil.

STF analisa validade de relatório da PF e possível apuração sobre conduta de ministro

O STF realiza sessão extraordinária para analisar controvérsias relacionadas a relatório da Polícia Federal que reuniu mensagens enviadas pelo empresário Daniel Vorcaro ao ministro Alexandre de Moraes. A Corte está dividida quanto à validade do documento, à regularidade de sua produção e à possibilidade de abertura de eventual apuração. Questões preliminares, possíveis irregularidades na obtenção das provas e a manifestação da PGR pela nulidade do relatório poderão influenciar o julgamento.

STJ definirá se gorjetas repassadas a empregados integram base de cálculo do Simples Nacional

A 1ª Seção do STJ analisará, sob o rito dos recursos repetitivos, se gorjetas recebidas por empresas e posteriormente repassadas aos empregados devem integrar a base de cálculo do Simples Nacional. O Tema 1.473, relatado pela ministra Regina Helena Costa, teve sua afetação determinada diante da existência de diversos processos sobre a matéria. Embora as Turmas de Direito Público já tenham decisões no sentido de que as gorjetas não constituem receita própria da empresa, o julgamento deverá uniformizar a jurisprudência sobre a questão.

Conselho de Comunicação Social debate transparência e responsabilidade das plataformas digitais

Audiência pública do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional debateu a necessidade de ampliar a transparência e a responsabilização das plataformas digitais. Especialistas divergiram sobre a criação de novas regras, enquanto alguns defenderam a consolidação da legislação existente e outros sustentaram que é necessário avaliar sua efetividade antes de ampliar a regulamentação. O debate envolveu temas como liberdade de expressão, moderação de conteúdo, transparência algorítmica, direito de recurso e combate à desinformação e ao discurso de ódio.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo