CNJ estabelece novas diretrizes para reforçar a segurança cibernética do Judiciário

Data:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou a implementação de novas diretrizes para a gestão de identidade e o controle de acesso ao seu Sistema de Controle de Acessos (SCA) Corporativo. Essas medidas visam fortalecer a segurança cibernética, assegurando que o acesso às informações e recursos seja concedido somente a usuários autorizados.

Proteção de Dados
Créditos: ipopba / iStock

A Portaria CNJ n. 316/2023, conforme a Resolução CNJ 396/2021, define os parâmetros para a gestão de identidade e acesso ao SCA Corporativo. Isso inclui a criação, o gerenciamento e a proteção das informações dos usuários, bem como o controle dos níveis de acesso aos sistemas, garantindo que cada usuário interaja apenas com os recursos pertinentes às suas atividades.

A iniciativa está alinhada à Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ), estabelecida pela Resolução CNJ 396/2021, e à Política de Segurança da Informação do CNJ, instituída pela Portaria CNJ n. 47/2017. Além disso, segue as diretrizes do portfólio de soluções de tecnologia da informação e comunicação e serviços digitais do CNJ, conforme previsto na Portaria CNJ n. 118/2021.

A gestão de identidade e acesso ao SCA Corporativo será realizada pelos conselhos e tribunais sob a autoridade do CNJ. Essas instâncias são responsáveis por incluir usuários no sistema, atribuir credenciais compatíveis com suas funções e conduzir auditorias periódicas para garantir a adequação dos níveis de acesso.

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Créditos: Andy / iStock

A portaria introduz a figura do administrador regional, limitado a um determinado número de usuários, dependendo da classificação do conselho ou tribunal. Todos os administradores regionais devem ser recadastrados em até 90 dias após a publicação da portaria, sob pena de remoção das credenciais não recadastradas até 25 de janeiro de 2024.

Para facilitar a implementação das novas diretrizes, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI/CNJ) realizará um evento virtual nesta terça-feira (12/12) para capacitar os administradores regionais do SCA Corporativo. A participação deve se limitar aos quantitativos de administradores regionais definidos pela Portaria CNJ n. 316/2023, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço eletrônico [email protected].

Com informações do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).


Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

OAB-ES demite advogada após divulgação de vídeo com manifestações políticas

A OAB-ES demitiu uma advogada de seu quadro de colaboradores após a divulgação de um vídeo com manifestações políticas gravado nas dependências da instituição. Em nota, a entidade reafirmou seu compromisso com a democracia e a liberdade de expressão, mas declarou não tolerar manifestações discriminatórias.

OAB-SP abre processo para escolha de representantes da advocacia no TJ-SP

A OAB-SP publicou o Edital nº 3/2026 para a formação de listas sêxtuplas destinadas ao preenchimento de quatro vagas da advocacia no TJ-SP, pelo Quinto Constitucional. As inscrições ocorrerão entre 23 de novembro e 18 de dezembro de 2026.

Inconsistência contábil sanável não impede processamento da recuperação judicial, decide STJ

A Quarta Turma do STJ manteve o processamento de recuperação judicial mesmo diante de inconsistências contábeis sanáveis, considerando a possibilidade de correção das falhas e o princípio da preservação da empresa.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo