STF decide: Carla Zambelli torna-se ré por porte ilegal de arma em incidente com jornalista

Data:

STF decide: Carla Zambelli torna-se ré por porte ilegal de arma em incidente com jornalista | Juristas
Carla Zambelli, First Right Wing Congress meeting in Sao Paulo
Autor: thenews2.com

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, na sexta-feira (18), uma maioria composta pelos ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, para aprovar que a deputada federal Carla Zambelli se torne ré pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.

O processo em questão trata de uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar após um incidente em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição teve início após um conflito verbal entre Zambelli e Luan durante um evento político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

“Há corrupção na Lava Jato e no MPF”, diz Gilmar MendesO voto condutor foi proferido pelo relator do caso, ministro Gilmar Mendes, que defendeu o recebimento da denúncia contra Carla Zambelli. Segundo ele, existem indícios suficientes para a abertura de uma ação penal, destacando que o uso de arma fora dos limites da defesa pessoal, em um contexto público e ostensivo, especialmente às vésperas das eleições, pode implicar em responsabilidade penal.

A ministra Cármen Lúcia e os ministros, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso concordaram com o relator e acompanharam sua decisão.

Entretanto, houve divergência por parte do ministro André Mendonça, que alegou que o caso não deveria ser de competência do STF e sim analisado pela primeira instância. Segundo sua interpretação, os fatos em questão não têm uma relação direta e verdadeira com a atividade parlamentar de Zambelli.

Com informações de Migalhas.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.