STJ definirá se gorjetas repassadas a empregados integram base de cálculo do Simples Nacional

Data:

Mabe Brasil - Bloqueio Judidicial
Créditos: Rmcarvalho / iStock

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) irá definir se os valores recebidos por empresas a título de gorjetas e posteriormente repassados aos empregados devem integrar a base de cálculo do Simples Nacional. A controvérsia foi submetida ao rito dos recursos repetitivos e será analisada no Tema 1.473, sob relatoria da ministra Regina Helena Costa.

Em razão da afetação do tema, o colegiado determinou a suspensão dos recursos especiais e dos agravos em recursos especiais que tratem da mesma controvérsia, tanto nos Tribunais de segunda instância quanto no próprio STJ. A medida busca evitar decisões divergentes enquanto a Corte estabelece uma orientação vinculante para os casos semelhantes.

Ao propor a afetação do tema, a ministra Regina Helena Costa destacou que as Turmas de Direito Público do STJ já vêm adotando o entendimento de que as gorjetas não integram a receita bruta das empresas para fins de tributação pelo Simples Nacional. Segundo a jurisprudência predominante, os valores possuem natureza salarial e são destinados aos trabalhadores, não representando receita própria do estabelecimento.

Apesar desse entendimento, a relatora ressaltou a continuidade da chegada de recursos ao STJ envolvendo a mesma questão jurídica. Levantamento realizado pela Comissão Gestora de Precedentes, Jurisprudência e Ações Coletivas do tribunal identificou 97 decisões relacionadas ao tema, sendo 11 acórdãos e 86 decisões monocráticas.

Diante da quantidade de processos e da necessidade de conferir uniformidade à interpretação da legislação tributária, a 1ª Seção decidiu submeter a controvérsia ao rito dos recursos repetitivos. O julgamento permitirá que o STJ estabeleça uma tese jurídica a ser observada na solução dos demais processos que discutem a inclusão das gorjetas repassadas aos empregados na base de cálculo do Simples Nacional.

A definição do tribunal deverá conferir maior segurança jurídica aos contribuintes e ao Fisco, especialmente em relação ao tratamento tributário desses valores e à composição da receita bruta para fins de enquadramento e recolhimento pelo regime simplificado.

Processos: REsps 2.239.211, 2.239.811 e 2.261.206

(Com informações do Migalhas)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Anac altera regras sobre atrasos, cancelamentos e assistência a passageiros

A Resolução Anac nº 813/2026 altera regras sobre atrasos, cancelamentos, interrupções de voos e assistência aos passageiros. As mudanças reforçam os deveres de informação das companhias aéreas, regulamentam situações excepcionais e esclarecem que a prestação de assistência material não implica, por si só, reconhecimento de responsabilidade civil.

Tema 1.039 debate marco inicial da prescrição em seguros habitacionais

A Corte Especial do STJ analisa o Tema 1.039, que discute o termo inicial do prazo prescricional para ações indenizatórias contra seguradoras em contratos do Sistema Financeiro de Habitação. As posições apresentadas divergem entre a ciência do sinistro, a recusa da cobertura e, na ausência de data comprovada, o término da vigência contratual.

Disputa pela guarda termina em tragédia com morte de criança e da mãe nos EUA

Uma brasileira de 35 anos matou a filha de quatro anos e cometeu suicídio em Houston, nos Estados Unidos, após participar de uma audiência judicial sobre a guarda da criança. Segundo a polícia, a decisão teria sido desfavorável à mãe, que deveria entregar a filha ao pai norte-americano.

TSE destaca segurança e transparência após encerramento do primeiro turno das eleições

O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, apresentou o balanço do primeiro turno das Eleições 2026 e destacou a segurança e a transparência do processo eleitoral. O tribunal registrou redução nas denúncias de desinformação, informou que a totalização dos votos não foi afetada por atraso pontual na divulgação dos resultados e apresentou dados sobre segurança, uso do e-Título e ocorrências eleitorais.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo