TJPB mantém condenação de empresa aérea por cancelamento de voo

Data:

 

desacato
Créditos: Yakobchuk Olena | iStock

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba determinou que a empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A deve indenizar uma cliente por danos morais e materiais decorrentes do cancelamento unilateral de voo sem aviso prévio. A empresa foi condenada a pagar R$ 422,62 em danos materiais referentes a despesas com alimentação, Uber e hotel, e R$ 5.000,00 em danos morais.

A companhia aérea alegou que não houve dano moral decorrente do cancelamento do voo e que estava amparada pela lei para cobrar tarifas e cancelar voos. No entanto, o relator do processo, juiz convocado Aluízio Bezerra Filho, argumentou que a empresa não apresentou provas de que prestou assistência à cliente após o cancelamento sem aviso prévio, o que configura um ato ilícito.

O relator enfatizou que, de acordo com o artigo 373 do Código de Processo Civil, é responsabilidade da empresa comprovar os fatos constitutivos do seu direito. Ele também ressaltou que a comprovação de uma situação que cause dor profunda é imprescindível para a configuração de dano moral.

A decisão ainda pode ser objeto de recurso.

(Com informações do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.