TJSP confirma condenação de réus por golpe em locadora de veículos

Data:

Movida Rent a Car
Imagem meramente ilustrativa – Créditos: YakobchukOlena / iStock

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ratificou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, proferida pela juíza Erika Fernandes, que condenou três indivíduos por associação criminosa, sendo que um deles também foi condenado por estelionato, em um golpe contra uma locadora de veículos. As penas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas restritivas de direitos, como prestação pecuniária e serviços à comunidade.

Segundo os autos, os réus atraíam potenciais vítimas com anúncios falsos de oferta de emprego como motorista. Para isso, solicitavam que os candidatos retirassem um veículo alugado para entregá-lo posteriormente a clientes. Eles requisitavam a apresentação de CNH válida e cópias de documentos pessoais. Em seguida, emitiam um cartão de crédito pré-pago em nome do “candidato”, com saldo suficiente para cobrir a caução exigida pela locadora. Após um encontro com um dos réus para “acertar os detalhes do trabalho”, a vítima recebia o cartão, comparecia à locadora, retirava o veículo e o entregava aos criminosos, sem saber que o automóvel seria roubado. Posteriormente, os veículos eram repassados a membros de associações criminosas. Após alguns dias, a locadora entrava em contato com a vítima, que então percebia ter sido vítima de um golpe.

Indenização por Carro Locado com Defeito
Créditos: Rawpixel / Depositphotos

No voto do relator do recurso, o desembargador Freitas Filho, destacou que os relatos das vítimas, testemunhas e os documentos apresentados nos autos corroboraram os fatos descritos na denúncia, sendo suficientes para manter a decisão condenatória.

O desembargador ressaltou que vários veículos foram alugados de forma fraudulenta usando o mesmo modus operandi, orquestrado pelos mesmos indivíduos, e que a estabilidade duradoura não implica perpetuidade. Assim, foi evidenciada a associação de mais de três pessoas com o intuito de obter vantagem econômica através da prática de estelionato.

Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Feliz Dia do Advogado

Neste 11 de agosto, celebramos advogados e advogadas que dedicam sua atuação à defesa de direitos, à Justiça e à cidadania.Parabéns a todos os profissionais da advocacia!

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo