Tribunal condena ex-padre por tortura, estupro de vulnerável e instigação ao suicídio

Data:

Condenação por assédio moral e sexual é definida com base em depoimento da vítima A 4ª Vara Criminal de São Gonçalo condenou o ex-padre Eric Araujo Siqueira Pereira à pena de 48 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão pelos crimes de tortura, instigação ao suicídio, fornecimento de material pornográfico a criança para fins libidinosos e estupro de vulnerável praticados contra dois de seus enteados.

A sentença foi proferida na última terça-feira (5) após o Conselho de Sentença acolher a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), reconhecendo a prática de múltiplos crimes cometidos entre outubro de 2020 e maio de 2021.

De acordo com a acusação, durante o período em que conviveu com a companheira, os dois enteados e uma filha do casal, o réu submeteu as crianças a uma rotina contínua de violência física, psicológica e sexual dentro da residência da família, em São Gonçalo.

Um dos pontos de maior gravidade destacados no julgamento foi a condenação pela instigação ao suicídio de uma das vítimas. Conforme sustentado pela 2ª Promotoria de Justiça junto à 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, o ex-padre colocava a criança de castigo em um terraço sem qualquer proteção e a incentivava a se lançar do local, afirmando que ela encontraria “Papai do Céu” e seria feliz. Os jurados concluíram que o acusado se aproveitou da condição de extrema vulnerabilidade da vítima para induzi-la a atentar contra a própria vida.

As investigações tiveram início após uma das crianças apresentar mudanças significativas de comportamento e ser encaminhada para atendimento especializado. Embora inicialmente tenha recebido diagnóstico de esquizofrenia, uma avaliação realizada por equipe multidisciplinar concluiu que os sintomas eram decorrentes das violências sofridas.

Com o avanço das apurações e a revelação dos abusos, o Ministério Público aditou a denúncia para incluir as acusações de estupro de vulnerável, fornecimento de material pornográfico a criança para fins libidinosos e instigação ao suicídio, além da imputação pelo crime de tortura.

A condenação reconhece a gravidade dos delitos praticados contra as vítimas e impõe ao réu pena superior a 48 anos de reclusão, reafirmando a proteção conferida pelo ordenamento jurídico às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

(Com informações do Metropoles por Mirelle Pinheiro)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo