TSE identifica fraude à cota de gênero em eleições municipais no do RN, MA e PA

Data:

TSE identifica fraude à cota de gênero em eleições municipais no do RN, MA e PA | Juristas
Foto: Alejandro Zambrana _ Secom_TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detectou casos de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2020 nos municípios de Macau (RN), Governador Nunes Freire (MA) e Afuá (PA). Os partidos Republicanos, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido Social Democrático (PSD) foram responsabilizados pelas irregularidades. As decisões unânimes foram tomadas em sessão plenária realizada na quinta-feira (31).

Nos três casos, os ministros do TSE acompanharam o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves, que destacou que as fraudes foram confirmadas pela ausência de votos e atividades de campanha em favor das candidatas fictícias, além de prestações de contas com baixos recursos ou até “zeradas”. Algumas candidatas chegaram a apoiar concorrentes para o mesmo cargo.

eleições
Créditos: Olivier Le Moal | iStock

O TSE ordenou a cassação dos diplomas dos candidatos vinculados ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) e a anulação dos votos recebidos pelos partidos para o cargo de vereador nos municípios, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.

Além disso, as candidatas fictícias foram declaradas inelegíveis por oito anos, e as decisões devem ser executadas imediatamente, independentemente da publicação dos acórdãos.

A regra da cota de gênero, estabelecida na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), determina um percentual mínimo de 30% e um máximo de 70% para candidaturas de cada sexo em eleições para cargos legislativos.

Responsável pela obtenção de dados do Facebook repassados à Cambridge Analytica diz que eles não poderiam influenciar eleiçõesNos recursos de Macau (RN), o ministro Benedito Gonçalves acatou as ações movidas pelo PSOL e PT contra o Republicanos, alegando que o partido lançou candidatas fictícias apenas para cumprir a cota de gênero.

Em Governador Nunes Freire (MA), foi comprovado o lançamento de uma candidata fictícia pelo PSDB, levando à decisão em favor de Maurílio de Almeida Bueno, candidato a vereador pelo Partido Liberal na região.

No terceiro caso, o ministro acolheu o recurso apresentado pelo diretório municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que argumentou que o PSD burlou a cota de gênero em Afuá (PA).

O ministro Benedito Gonçalves relatou que a candidata fictícia do PSD, Simone Pereira, fez campanha ostensiva para o próprio marido, que também concorria a vereador, enquanto ela mesma disputava o cargo.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.