Venda da Embraer para a Boeing é questionada no STF

Data:

Venda da Embraer para a Boeing é questionada no STF | Juristas
Créditos: Freepik Company S.L.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ajuizou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a transferência do controle acionário da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer S/A) para a empresa norte-americana The Boeing Company. O relator da ADPF 627 é o ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com o partido, a União, ao permitir a venda da Embraer para a Boeing, não fez uso de seu poder de veto autorizado por golden shares (ações de classe especial), como previsto no artigo 17, parágrafo 7º, da Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades Anônimas). Vale lembrar que as golden shares dão ao Estado o direito de barrar decisões estratégicas no âmbito de companhias privatizadas. 

O PDT ressaltou que, ainda que a empresa tenha sido privatizada em 1994, a União manteve a posse das ações de classe especial para defender a soberania nacional e os interesses estratégicos do país. Na visão do partido, ao não usar seu poder de veto na Assembleia Geral Extraordinária de acionistas (ocorrida em 26/2), a União violou os princípios constitucionais do desenvolvimento e da soberania nacionais.

O partido ainda aponta que a negociação tenta fragmentar a parte lucrativa da Embraer e transferi-la para a NewCo, nova companhia a ser criada, que absorverá 100% dos serviços da aviação comercial e das operações e ficará sob o controle acionário, operacional e administrativo da Boeing. Diante desse cenário, caberia à Embraer “o ínfimo percentual de 20% das ações”. 

Por fim, o PDT pontua outras duas questões. A primeira seria uma ofensa aos princípios da busca do pleno emprego e do valor social do trabalho, já que a Embraer concederia férias coletivas em janeiro de 2020 aos empregados no Brasil (cerca de 15 mil) para preparar a transferência do controle da divisão de aviação comercial. 

O segundo ponto é que a negociação ameaça a existência do setor de defesa da Embraer, uma vez que o setor de desenvolvimento tecnológico e aviação militar depende diretamente dos recursos gerados pelo de aviação comercial.

Assim, a legenda pede a concessão de medida liminar para suspender a negociação entre as empresas, e, no mérito, requer a anulação do processo de venda da Embraer e a determinação ao governo federal que se manifeste em observância aos direitos previstos em golden shares.

 

Processo relacionado: ADPF 627

Fonte: STF

Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.