Ahmar, administradora do Hospital CHS - Nossa Senhora das Graças, pode ser declarada insolvente

Data:

A AHMAR – Associação Humanitária Beneficente do Recife, responsável pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, pode ser declarada insolvente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, por não ter quitado até a presente data a dívida executada em uma Ação de Execução por Título Extrajudicial  (0025518-53.2014.8.17.0001) que tramita na 1a. Vara de Execuções de Títulos Executivos Extrajudiciais de Recife/TJPE.

A demanda judicial surgiu de um título executivo extrajudicial decorrente de um contrato firmado, em 2012, entre a associação e a arquiteta Fátima Maria Cardoso Bastos. O contrato teve como objeto a adaptação do projeto arquitetônico do CHS original para os parâmetros urbanísticos do município de Jaboatão dos Guararapes. A profissional não recebeu pelos serviços prestados.

Na ação executiva, foi anexado o título executivo extrajudicial, líquido, certo e exigível, que ensejou a cobrança por meio do procedimento previsto para a execução por quantia certa contra devedor solvente.

O hospital tem como presidente o Padre Tiaraju Dantas de Araújo. Conforme o representante da instituição, o pagamento não foi efetuado porque o hospital está em um momento financeiro bastante delicado.

A arquiteta, até o presente momento, apesar das tentativas de conciliação para recebimento do crédito, recebeu perto de um décimo do valor total, que hoje soma quase  R$700 mil reais. O hospital não efetuou o pagamento, nem indicou bens à penhora, tendo apenas apresentado embargos à execução (0044290-64.2014.8.17.0001) que aguarda julgamento e encontra-se sem efeito suspensivo, tendo em vista que inexistem fundamentos relevantes que justificassem o pedido, e por não ter sido disponibilizado bens para serem penhorados e dar garantia à quitação da dívida.

O oficial de justiça deixou de realizar penhora na ação executiva por desconhecer bens de propriedade da executada. Como decorrência do não pagamento no processo executivo, e agora com a distribuição da Ação Declaratória de Insolvência, a Justiça pode declarar a insolvência da instituição presidida pelo Padre Tiaraju Dantas de Araújo.

O advogado da autora, Wilson Furtado Roberto, emendou a inicial com um pedido se tutela de emergência no sentido de determinar imediatamente o bloqueio de verbas do SUS para o hospital administrado pela Ahmar.

A ação tramita sob o número 0046844-15.2016.8.17.2001 e aguarda julgamento.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.