Tecnologia no Direito: Whatsapp Business

216

Por Cesar Orlando* e Vitória Pereira**

Como tratado no artigo anterior, o Whatsapp é um ótimo aplicativo de comunicação no dia a dia. Tal ferramenta também pode ser utilizada para a vida profissional do advogado; tornando a comunicação do advogado com o cliente muito mais moderna, rápida e eficiente.

No artigo de hoje, gostaríamos de apresentar uma segunda opção mais profissional que o Whatsapp “comum”: o Whatsapp Business. Lembrando que as mesmas normas de ética da OAB aplicáveis ao Whatsapp, as quais tratamos no artigo anterior, devem ser seguidas no Whatsapp Business.

Whatsapp Business

O Whatsapp, como dito, é a ferramenta ideal para estreitar relações com seus clientes. É a forma de estar sempre em contato e presente. O Whatsapp Business trata-se de uma ferramenta quase idêntica ao Whatsapp que já estamos acostumados, mas que possui como foco a vida profissional.

Dessa maneira, ele é uma forma de profissionalizar a comunicação estabelecida pela tecnologia.

O que é

whatsapp

Assim como o Whatsapp “comum”, o Whatsapp Business é um aplicativo de mensagens instantâneas. Porém, este último possui uma série de recursos extras que tornam a comunicação mais profissional – facilitando também a sua vida, enquanto advogado.

Este aplicativo só era compatível com o sistema Android. Mas em janeiro de 2019 o Whatsapp Business foi divulgado na App Store de outros países. Em breve chegará ao Brasil.

O Whatsapp Business é pago?

Como informado pelo próprio Whatsapp, o serviço do Whatsapp Business é gratuito. Você só será cobrado pelo uso da sua conexão de internet, de acordo com sua operadora.

Instalar

Para começar a usar no seu Android, basta procurar por “Whatsapp Business” na Play Store e instalar o aplicativo.

Ficou com dúvidas? Veja este tutorial do próprio aplicativo: https://faq.whatsapp.com/pt_br/smba/26000095/

Assim que estiver disponível na App Store do Brasil, a instalação seguirá os mesmos moldes: procure “Whatsapp Business” na App Store, e siga com a instalação normal do aplicativo.

IMPORTANTE!

A nossa recomendação de utilizar um número para o Whatsapp pessoal e outro para o Whatsapp profissional se torna uma obrigação.

Isso porque não é possível compartilhar o mesmo número com os dois aplicativos.

É possível transferir seu número do Whatsapp para o Whatsapp Business?

Sim! Para isso, durante a instalação, basta digitar seu número de telefone usual que a migração será feita automática.  

FIQUE ATENTO: este é um procedimento não poderá ser desfeito.

É possível ter o Whatsapp Business com o número do telefone fixo?

Pode parecer estranho, mas é possível sim!

Para isso, durante o processo de instalação do Whatsapp Business, será solicitado um número de telefone – na qual, geralmente, inserimos o número do celular que queremos utilizar.

Nesta etapa, você deve colocar o número do seu telefone fixo. Será necessário realizar a confirmação por meio de um código que será enviado via SMS (você pode optar pela opção “Me ligue”, caso seu telefone fixo não receba SMS).

Feita a confirmação, você terá o aplicativo do Whatsapp Business no smartphone do escritório. O número que seus clientes utilizarão para entrar em contato, será o número fixo do escritório.

Perfil

É necessário configurar um perfil. Você irá colocar as suas informações profissionais, como o seu nome ou nome do escritório, e-mail para contato, horário de atendimento, e uma breve descrição.

Também é importante adicionar uma foto no perfil. Caso seja autônomo, escolha uma foto sua profissional, não informal; caso seja escritório, opte pela logotipo do escritório.

Conclusão

Assim, ainda que o Whatsapp “normal” seja um avanço na comunicação com cliente, temos hoje no mercado uma opção superior! O Whatsapp Business, além de cumprir com as expectativas do Whatsapp em facilitar a comunicação e o atendimento, traz um diferencial de modernidade e profissionalismo ao seu escritório.

Quer saber mais sobre os recursos do Whatsapp Business? No nosso próximo artigo traremos todos os diferenciais do Whatsapp Business e como utilizá-los no cotidiano do escritório. Até lá!

*Cesar Orlando é empreendedor, apaixonado por tecnologia, co-fundador da Legalcloud, uma empresa que auxilia mais de 150 mil profissionais de direito no controle de prazos processuais, formado pela PUC-Rio e, nas horas vagas, fotógrafo e compositor de músicas.

*Vitória Pereira é graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na Legalcloud na equipe de Operações Jurídicas.

DEIXE UMA RESPOSTA