Direitos de devedor fiduciário podem ser penhorados

Data:

Decisão repassou saldo da venda de imóvel à Caixa Econômica Federal

Os direitos do devedor fiduciário podem ser penhorados. A decisão unânime é do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20).

Direito Real de Habitação na União Estável
Créditos: Evkaz / iStock

Na alienação fiduciária, um devedor (ou fiduciante) transfere ao credor (fiduciário) a propriedade de um imóvel como garantia do pagamento, mas não de maneira plena. Na prática, os dois passam a ser proprietários do bem.

Com o entendimento, o colegiado manteve decisão da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju e autorizou o empenho dos direitos de devedor.

No entanto, a corte reformou a sentença para que, após a venda do imóvel, o saldo devedor do crédito fiduciário seja liberado em favor do credor. Neste caso, a Caixa Econômica Federal.

Notícia feita a partir de informações do Tribunal Regional do Trabalho 20ª Região.

Processo 0000651-98.2018.5.20.0008

Clique aqui para ler o acórdão.

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.