Direitos de devedor fiduciário podem ser penhorados

Data:

Decisão repassou saldo da venda de imóvel à Caixa Econômica Federal

Os direitos do devedor fiduciário podem ser penhorados. A decisão unânime é do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20).

Direito Real de Habitação na União Estável
Créditos: Evkaz / iStock

Na alienação fiduciária, um devedor (ou fiduciante) transfere ao credor (fiduciário) a propriedade de um imóvel como garantia do pagamento, mas não de maneira plena. Na prática, os dois passam a ser proprietários do bem.

Com o entendimento, o colegiado manteve decisão da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju e autorizou o empenho dos direitos de devedor.

No entanto, a corte reformou a sentença para que, após a venda do imóvel, o saldo devedor do crédito fiduciário seja liberado em favor do credor. Neste caso, a Caixa Econômica Federal.

Notícia feita a partir de informações do Tribunal Regional do Trabalho 20ª Região.

Processo 0000651-98.2018.5.20.0008

Clique aqui para ler o acórdão.

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Ação Indenizatória por Abandono Afetivo

O Autor é filho do Réu, conforme certidão de nascimento (doc. 02), sendo seu genitor por vínculo biológico. Desde a mais tenra idade, o Autor foi privado do convívio paterno, sendo ignorado e negligenciado afetivamente pelo Réu, que nunca demonstrou qualquer interesse em participar de sua vida, acompanhando seu desenvolvimento emocional e psicológico.

Modelo de Contrato de Manutenção de Sauna e Piscina

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de sauna e piscina, localizadas no endereço do CONTRATANTE.

Modelo de Contrato de Criação de Modelos de Petição para Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a criação de modelos de petição pelo CONTRATADO para uso exclusivo do CONTRATANTE, conforme as especificações e requisitos definidos em comum acordo entre as partes.

Modelo - Contrato de Apoio Jurídico em Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de apoio jurídico pelo PRESTADOR ao ESCRITÓRIO, conforme as condições estipuladas neste instrumento.