Os perigos do submundo da internet

Data:

Assassinato de estudantes ocorrido em Suzano (SP) pode ter sido gestado na chamada deep web, um espaço totalmente criptografado e que dificulta a ação das autoridades.

perigo da internet
Créditos: Stevanovicigor | iStock

A deep web – ou traduzindo literalmente, a “internet profunda” – é o que nós em tecnologia classificamos como a internet B, um espaço onde informações de alta complexidade podem ser compartilhadas seja por governos, empresas e outras organizações.

Inicialmente era utilizada por órgãos militares dos Estados Unidos com o objetivo de mascarar a identidade online de agentes em missões de campo ou até informantes infiltrados ao redor do mundo. Mas, aos poucos, esse espaço foi sendo tomado por outros interesses.

Assim como governos de diferentes países e escalas estão lá, outros grupos muito perigosos passaram a ser frequentes nesse espaço desconhecido. A deep web é morada também de grupos extremistas como nazifascistas, pedófilos, grupos que incentivam o suicídio, criminosos que comercializam de armas, pornografia e até drogas.

As primeiras informações a respeito do bárbaro crime ocorrido numa escola estadual de Suzano (SP), onde dois jovens dispararam armas de fogo e uma besta contra estudantes e funcionários causando oito vítimas – os autores se suicidaram – indicam que esses grupos extremistas  que atuam na deep web podem ter envolvimento direto e indireto com a execução da ação.

A ação direta passa pela indicação de quem poderia vender as armas utilizadas na ofensiva, passando pelo aconselhamento sobre como acessar a escola, passando pela fabricação de explosivos. A internet, como a conhecemos hoje, reúne e tenta exercer certo controle sobre esses fóruns e sites com conteúdo extremo. Há casos de banimentos desses grupos no ambiente web. No entanto, infelizmente, eles migram e se multiplicam na deep web.

A deep web é uma morada até certo ponto confortável para sites que estimulam práticas extremistas porque a mesma é totalmente criptografada. Ou seja, os IPs – números que ajudam a identificar o computador de origem desses conteúdos – não são rastreáveis, o que dificulta a identificação dos autores.

No caso do crime de Suzano (SP), as autoridades policiais tiveram como ponto de partida a investigação de um determinado grupo e um de seus integrantes está detido. No entanto, diante da dificuldade de rastreamento – uma vez que na deep web os números de IPs das máquinas são “simulados” para justamente impedir a identificação – será uma tarefa dificílima garantir com 100% de certeza que todos os co-responsáveis pela ação criminosas serão, de fato conhecidos e punidos.

Bem, mas como os pais podem atuar para evitar mais tragédias como a de Suzano? Uma ação inicial é rastrear o computador usado pelos filhos e identificar programas estranhos ao equipamento. Um programa muito usual que cria um navegador específico para a imersão na deep web chama-se Tor. Uma vez que sua máquina ou a do seu filho possuam esse programa, podemos ter um indicativo de que algo está errado.

Para identificá-lo, a tarefa não é tão complexa: no caso do sistema operacional Windows, por exemplo, basta correr ao menu inicial e fazer uma busca pelo nome Tor, por exemplo. Se o mesmo for identificado, converse com seu filho a respeito.

A deep web, infelizmente, lança luz sobre todas as piores ações humanas e precisamos estar atentos para que não sejamos nós no futuro a chorar por nossos jovens e crianças.

Autor

Vinicius Durbano - Sócio diretor da Eco IT, empresa especialista em segurança digital e proteção de dados.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Urgência, debate e democracia: o dilema do Projeto de Lei 03/2024 sobre falências empresariais

Com o objetivo de "aperfeiçoar o instituto da falência do empresário e da sociedade empresária", o Projeto de Lei 03/2024 foi encaminhado pela Presidência da República ao Congresso Nacional, com pedido de tramitação em regime de urgência constitucional.

O frágil equilíbrio da paz social e seu conturbado reestabelecimento!

Carl von Clausewitz, em sua obra “Da Guerra”, simplificou a conceituação de guerra tomando por base o duelo, prática relativamente comum no século XVII, principalmente na França. Para ele, a guerra, resumidamente falando, nada mais é do que “um duelo em escala mais vasta”1. Ele prossegue e afirma que “A guerra é, pois, um ato de violência destinado a forçar o adversário a submeter-se à nossa vontade”2.

Letras de Riscos de Seguros (LRS): onde estamos e o que falta (se é que falta) para sua oferta privada e pública

No final de fevereiro, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram uma Resolução Conjunta para regulamentar o papel do agente fiduciário nas emissões de Letras de Risco de Seguros (LRS). Essa era uma das últimas peças do quebra-cabeças regulatório desse novo ativo, que, após idas e vindas, começou a ser remontado em agosto de 2022, a partir da promulgação do Marco Legal das Securitizadoras (Lei n° 14.430), criando esse instrumento e o elevando ao patamar legal.

Contribuinte tem que ficar atento, pois começou o prazo para declaração

Começou no último dia 15 de março, o prazo para apresentação da Declaração de Imposto de Renda das pessoas físicas (IRPF), que se estende até o dia 31 de maio. A rigor, para os contribuintes que estão acostumados a fazer a própria declaração, o processo mudou pouco, sendo possível finalizar a declaração sem grandes dificuldades. Entretanto, alguns pontos são importantes serem esclarecidos ou reforçados, para evitar surpresas com o Fisco.