Governo deve lançar eSocial simplificado

44
eSocial simplificado
Créditos: undefined undefined | iStock

O governo federal trabalha para lançar um eSocial “enxugado e simplificado” até a próxima terça-feira, 09. A ideia é reduzir o número de informações a serem apresentadas no sistema. Nos últimos meses, um grupo já vinha se reunindo e discutindo mudanças no programa, momento em que concluíram que o sistema é “pesado e burocrático”, exigindo informações que geram custos para as empresas.

O relator da tramitação da medida econômica da Liberdade Econômica, deputado Jerônimo Georgen (PP-RS), defendeu a extinção do programa, mas o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, diz que é preciso mantê-lo, de forma simplificada, pois muitas das informações prestadas são importantes para a elaboração de políticas públicas. 

O secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que os técnicos estão virando noites para finalizar o programa, já que o governo está na reta final para lançar as mudanças. 

Uma versão preliminar do relatório, que ainda está sendo discutido, prevê a extinção de sistemas de escrituração digital federais, o que inclui o eSocial. As obrigações ficariam suspensas até a entrada em vigor de um novo programa.

(Com informações do Uol Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA