Azul Linhas Aéreas indenizará passageira que adquiriu poltrona mais confortável e não teve direito a utilizar

Data:

Empresa Aérea Azul indenizará cliente que não utilizou o serviço Espaco Azul mesmo tendo pago por ele

Espaço Azul - Azul Airlines - Indenização
Créditos: dabldy / iStock

A companhia aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. indenizará em R$ 2.000,00 (dois mil reais) a título de danos morais, uma passageira que efetuou a aquisição do serviço Espaço Azul, entretanto, no momento de viajar, a poltrona escolhida e previamente paga não estava disponível, pois já estava ocupado por um terceiro.

Há nos autos que a parte demandante, ao adquirir a passagem aérea entre São Paulo e Goiânia, adquiriu o serviço Espaço Azul, que consiste em oferecer assentos com mais espaços entre as poltronas. No entanto, ao entrar no avião, sua poltrona já estava ocupada e a comissária de bordo a realocou na penúltima fila, sem o conforto oferecido pelo serviço contratado.

Para o magistrado Fernando de Mello Xavier, do 10º Juizado Especial Cível de Goiânia, no estado de Goiás, a indenização é mais do que justificada, tendo em vista que o serviço não foi fornecido com a qualidade esperada, sendo violado o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O magistrado assim disse em sua sentença:

“Constata-se que a violação dos direitos da consumidora impossibilitou a perfeita utilização do serviço oferecido no mercado (nexo de causalidade)”.

Na decisão, o magistrado Mello Xavier também ressaltou que não resta dúvida o dano causado à autora, “a qual passou por evidente constrangimento e incômodo, bem como foi obrigada a promover demanda judicial para alcançar solução ao problema criado pela demandada. Tais aborrecimentos extrapolam os limites da vida cotidiana e do tolerável, expondo-a a desprazeres passíveis de indenização por dano moral”.

A conduta da Azul Linhas Aéreas, ao oferecer um assento na penúltima fileira, agravou a situação, conforme entendimento do juiz de direito Fernando de Mello Xavier, pois:

“A princípio, a empresa recebeu o valor adicional para acomodar o cliente em cadeira mais espaçosa, o que não o fez; e, ainda, não a acomodou na poltrona correta, vez que, por óbvio, já estava ocupada, relegando-a aos assentos menos procurados na penúltima fileira da aeronave. Tal situação revela o total descaso com o consumidor e atua no sentido de majorar o seu sofrimento, decorrente de pura desídia da contratada”.

Clique aqui para efetuar o download do inteiro teor da sentença.

(Com informações da Lilian Cury do Centro de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Goiás - TJGO)

Indenização por danos morais - Azul Linhas Aéreas
Créditos: Rawf8 / iStock

Clique aqui e conheça agora mesmo o Portal de Assinaturas Juristas Signer.

18 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.