Telegram é app mais vulnerável

Data:

vulnerável
Créditos: Oleksandra Troian | iStock

Apesar de ser utilizado por autoridades brasileiras, segundo o site The Intercept Brasil, o aplicativo de mensagens russo Telegram não faz juz à fama que possui de ser mais seguro que rivais. Ele não utiliza criptografia de ponta a ponta por padrão, o que permite que as mensagens sejam interpretadas corretamente se interceptadas ao circular pela infraestrutura da internet. 

Para que a função com uso de criptografia seja utilizada (Chat Secreto), os participantes da conversa devem ativá-la. Quando isso ocorre, somente o emissor e o receptor da mensagem têm acesso ao seu conteúdo. Ou seja, a chave de decifra as informações está nas mãos somente das duas pontas da comunicação (daí o nome da tecnologia). Por isso, mesmo se forem interceptadas, as informações, que trafegam “embaralhadas” pela internet, não podem ser decodificadas por hackers.

O WhatsApp, por exemplo, implementou essa função em 2016, na época em que sofreu bloqueios judiciais no Brasil. A tecnologia de criptografia de ponta a ponta resguarda o sigilo das conversas dos usuários, mas, ao mesmo tempo, dificulta a identificação de quem espalha notícias falsas pelo aplicativo.

Na época dos bloqueios, o Telegram se tornou conhecido no Brasil, mas atualmente não sustenta a imagem que passou naquele momento de que era um serviço mais seguro que o rival. O aplicativo possui diversas funções que sacrificam a segurança do usuário em troca de conveniência. 

Uma delas é permitir que os usuários utilizem o app em qualquer plataforma, sem precisar do telefone celular por perto. Para tanto, o Telegram precisa armazenar um histórico de mensagens na internet, e não no aparelho. Considerando isso, uma hipótese provável para o vazamento das mensagens das autoridades brasileiras é que o hacker acessou uma das contas envolvidas na conversa e baixou o histórico de mensagens.

Além disso, o Telegram só apaga mensagens se a conta não for acessada pelo usuário por pelo menos seis meses.

(Com informações do Terra)

Leia também:          

 

Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Acesse a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital de maneira fácil e segura.

Siga o Portal Juristas no Facebook, Instagram, Google News, Pinterest, Linkedin e Twitter.   

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.