Justiça do Trabalho do RJ implementa tecnologia para automação dos processos

8
Justiça do Trabalho do RJ implementa tecnologia para automação dos processos | Juristas
Créditos: Billion Photos / Shutterstock.com

Em reunião realizada na última semana, foi dado mais um passo rumo à implantação da tecnologia RPA no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), com jurisdição no Rio de Janeiro. A Robotic Process Automation (ou RPA) consiste no uso de robôs para automação de processos rotineiros e repetitivos. Durante a reunião, foi feita uma apresentação de como a ferramenta pode ser utilizada no sistema de gestão de materiais e patrimônio do Regional.

O uso de robôs aumenta a velocidade de execução dos processos e elimina o risco de falhas. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, a ideia de usar a ferramenta no TRT1 como aliada na realização de tarefas rotineiras – quando isso é possível – surgiu no final de 2019, considerando as restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 e a redução do quadro de servidores do Regional, ocasionada pela não reposição de aposentados.

A robotização poderá ser usada nas áreas administrativa e judiciária. A aplicação de RPA permitirá concentrar os esforços da força de trabalho do TRT1 em tarefas mais elaboradas, que exijam análises e tomadas de decisão. O objetivo final é que isso se traduza em mais celeridade e eficiência no desenvolvimento dos trabalhos.

Com informações do TRT1.

DEIXE UMA RESPOSTA