Justiça do RS sofre ataque hacker sem precedentes

Justiça do RS sofre ataque hacker sem precedentes | Juristas
Hacker using laptop. Lots of digits on the computer screen.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sofreu um ataque hacker na madrugada de quarta-feira (28), que deixou o órgão sem acesso aos sistemas por mais de 24 horas. A invasão foi identificada na manhã do mesmo dia, quando os funcionários começaram a trabalhar. Sistemas de e-mails e o próprio site do tribunal ficaram sem operar ou com dificuldades de acesso.

“Já tivemos tentativas de ataques, mas nunca tivemos um nessa escala. É algo sem precedentes”, disse o desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, do Conselho de Comunicação do TJ, ao UOL.

A rede interna do tribunal acabou sendo infectada e os funcionários, a maioria em home office, foram desaconselhados a usar computadores conectados a ela. Pelo site da corte, em que normalmente é possível registrar movimentações processuais e ainda ter conhecimento de decisões, a inclusão de novas informações no sistema ficou parada.

De acordo com desembargador, trata-se de ataque ransomware, tipo de vírus de computador programado para bloquear o acesso a arquivos e criptografá-los, pedindo um resgate em dinheiro troca da liberação, uma espécie de sequestro de dados.

É difícil saber como o vírus pode ter entrado nos sistemas do TJRS, mas a situação não é incomum. No ano passado, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) sofreu uma invasão que teria afetado o julgamento de mais de 12 mil processos. Além disso, pelo menos três cortes estaduais dos Estados Unidos sofreram ataques hackers em 2020, segundo levantamento da Associação Data Privacy de Pesquisa.

Com informações do UOL.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA